Até a próxima sexta-feira, 10, Aracaju será o endereço do fotógrafo do Ministério da Saúde, Radilson Carlos Gomes. Ele desembarcou na cidade para registrar bons exemplos de ações da Secretaria Municipal de Saúde. Os primeiros cliques foram na festa junina da Saúde Mental: o 'Arraiá Tô Pra Lá de Bom', que contou a participação dos usuários dos seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Aracaju.
O que chamou a atenção do fotógrafo nas Unidades de Saúde, foi a grafitagem que começa a decorar a fachada dos prédios, uma maneira criativa de humanizar a saúde, valorizar a arte e evitar pichações. "Já trabalho com fotografia há 25 anos e conheço várias comunidades pelo país, porém as ações que presenciei aqui em Aracaju são excelentes ferramentas de melhoria de vida e promoção da saúde para a sociedade", afirma o fotógrafo.
Mas foi o programa 'Academia da Cidade' que trouxe Radilson Carlos Gomes a Aracaju. Ele ficou muito empolgado com o trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde. "A Academia da Cidade é muito democrática, pois possibilita que a população possa realizar atividades físicas de forma gratuita, e isso é fantástico", diz o fotógrafo.
As fotografias do programa farão parte de um banco de imagens do Ministério da Saúde e irão ilustrar a próxima edição da revista Saúde da Família, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. A edição terá tiragem de 50 mil exemplares e será distribuída em todo país.
"Saber que as ações serão multiplicadas pelo país é um reconhecimento muito importante. A Academia da Cidade representa qualidade de vida acessível a toda a comunidade", diz o vice-prefeito da capita e secretário da Saúde, Silvio Santos.
Academia da Cidade
O programa funciona desde abril de 2004 e foi criado graças a uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Federal de Sergipe (USF), com o principal objetivo de levar para a população aracajuana a prática regular de atividades físicas, favorecendo a adoção de um estilo de vida saudável.
Hoje, a Academia da Cidade tem mais de 6000 usuários cadastrados em seus 15 pólos são localizados no conjunto Orlando Dantas; Bairro América; Sol Nascente; Jabotiana; 18 do Forte; Bugio; conjunto Augusto Franco; Bairro Industrial; Santos Dumont; Santa Maria; Castelo Branco; no Inácio Barbosa; Getúlio Vargas; Médice, Lamarão e 13 de Julho.