Prefeito participa de encontro com a imprensa

Agência Aracaju de Notícias
10/06/2011 08h53
Início > Notícias > Prefeito participa de encontro com a imprensa

Nesta quinta, 9, o prefeito Edvaldo Nogueira participou pela segunda vez do encontro semanal de jornalistas no bar e restaurante Templo Gelado, palco de debates sobre os mais diversos assuntos de interesse da sociedade. Na ocasião, os profissionais presentes, sob a mediação do jornalista Chico Freire, questionaram o prefeito Edvaldo sobre o fim das invasões, parquímetros, fiscalização eletrônica, relacionamento com o governador Marcelo Déda, resíduos sólidos e regulamentação de ciclomotores, entre outros temas.

Ao destacar as ações preventivas da Prefeitura de Aracaju durante as chuvas, o prefeito Edvaldo frisou as medidas que serão tomadas em relação àqueles que foram beneficiados com moradia e comercializaram o imóvel. "Estamos analisando os dados e já foi constatado que alguns moradores venderam as suas casas. Esses perderão a casa e esta será detinada a quem realmente necessita. A prefeitura não irá tolerar que as pessoas passem as casas adiante. Dentro dos trâmites legais, iremos tomar as casas e as pessoas envolvidas não mais serão beneficiadas com moradias", frisou.

Em maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) iniciou a retirada de famílias das invasões Quirino, Água Fina e Arrozal, localizadas no bairro Santa Maria, realocando-as em galpões e concendendo auxílo moradia. "Hoje são duas mil famílias sendo beneficiadas com o auxílio moradia. No bairro 17 de Março, foram entregues um total 994 moradias, um fato nunca visto em nenhuma cidade do país", disse.

Quando questionado sobre o seu relacionamento político com o governador Marcelo Déda e o deputado federal Almeida Lima, o prefeito Edvaldo desmentiu boatos de rompimento com o petista e negou aliança política com o parlamentar sergipano. "Não há um mínimo de problema com o governador Marcelo Déda. Estamos vivendo um momento de tranquilidade e continuamos tendo muita afinidade política. Já a minha relação com Almeida é administrativa, afinal ele foi presidente da comissão de Orçamento e ajudou muito Aracaju e Sergipe. E, no que for preciso, buscarei o apoio de qualquer deputado em favor da nossa capital", destacou.

Presente no encontro, uma das diretoras da Conselho das Associações de Moradores da Zona de Expansão de Aracaju (Combaze), Karina Drummond, lembrou a questão da construção dos canais da zona de expansão e parabenizou a atuação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emsurb) na localidade. "Durante esse período de chuvas, equipes da Emsurb e Emurb trabalharam de maneira a amenizar os problemas ocasionados pelas fortes chuvas", afirmou.

Sobre a zona de expansão, o prefeito Edvaldo ressaltou a aprovação dos projetos dos canais Costa do Sol e Brisa Mar pelo Plano de Aceleração e Crescimento II (PAC) e disse que aguarda a aprovação da Caixa Econômica Federal. "Os recursos estão garantidos e nós iremos construir os dois canais, mas só posso fazer a licitação quando a Caixa aprovar", explicou.

Parquímetro

Segundo o prefeito Edvaldo, embora tenha sido efetuado o processo licitatório para a definição da empresa que administrará os estacionamentos na capital sergipana, o contrato não foi assinado por conta da presença de uma cláusula lesiva à administração pública. "No contrato havia a cláusula de que a prefeitura se responsabilizaria pelo sinistros e isso não é certo. Por isso, realizaremos uma nova licitação", afirmou.

Ciclomotores

Preocupado com o grande número de ciclomotores circulando pela cidade e o grande índice de acidentes envolvendo seus usuários, o prefeito Edvaldo garantiu que irá buscar uma alternativa para efetuar a regulamentação dos veículos. "Eu e Samarone iremos conversar com Bosco Costa para tentarmos viabilizar uma forma de regulamentar esse veículos. Hoje se compra a 'Shineray' e as oficinas aumentam a sua potência. O que vemos é um alto índice de acidentes, e isso não dá para continuar. Por isso, buscaremos uma alternativa", explicou.

Resíduos Sólidos

Temática constantemente debatida na sociedade, a destinação de resíduos sólidos também foi abordada durante o encontro. Na oportunidade, o prefeito Edvaldo falou sobre a parceira firmada entre as prefeituras de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão para a construção de um aterro sanitário. "Iremos construir um aterro na Palestina dentro das estruturas modernas e também faremos os ecopontos para estimular a coleta seletiva", declarou.

Presenças

Participaram do encontro, os secretários municipais Antônio Samarone (SMTT); Dulcival Santana (Seplan); Marcos Cardoso (Comunicação); Elton Coelho (adjunto/Comunicação); Oswaldo Nascimento (Emurb); Antônio Bittencourt (Educação) e o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento, entre outros.