PMA comemora aprovação do Sistema Único de Assistência Social

Família e Assistência Social
10/06/2011 12h07
Início > Noticias > 46125

O prefeito Edvaldo Nogueira e o secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, comemoram a aprovação, pelo Senado, na noite da última quarta-feira, 8 , do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). "A criação do SUAS é fundamental para que o poder público possa alcançar seus objetivos nesse campo de atuação", salientou o prefeito.

Para o secretário Bosco Rolemberg, o Brasil dá um passo significativo na área da assistência social. "O ganho de sociedade é imenso porque, como política de Estado, não conheço no mundo alguma que seja tão eficiente e tão protetora como a do SUAS", defendeu Rolemberg, acrescentando que o sistema vai discriminar os tipos de entidades e organizações que poderão atuar na área de Assistência Social, além de instituir os serviços de proteção à família, às crianças e à mulher.

Momento histórico

Bosco Rolemberg destacou que o Brasil vive um momento histórico, uma vez que a criação do SUAS representa um marco para a regulamentação da política de Assistência Social entre a União, Estado e Municípios. "O Sistema Único de Assistência Social será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, mas a gestão e o financiamento dos programas vão ser compartilhados entre os governos federal, estadual e municipal.

Outro ponto apontado pelo secretário como avanço no campo da assistência social é o controle social. "O SUAS garante os canais de participação popular e fortalece os conselhos municipais da área, nos três âmbitos de atuação: federal, estadual e municipal", disse.

Proteção social

Na avaliação de Bosco Rolemberg, o SUAS será um grande aliado do plano ‘Brasil Sem Miséria' do Governo Federal, uma vez que, além de assegurar a proteção social aos segmentos já alcançados pela Assistência, irá ampliar essa proteção para aqueles que ainda não estão inclusos no sistema. A criação do SUAS é uma iniciativa do governo federal e, para ser colocada em prática, depende agora da sanção da presidente Dilma Roussef, o que deve ocorrer nos próximos dias.