Aproximar a comunidade do ambiente escolar. Esse é o principal objetivo do projeto ‘Amigos da Escola', que transformou a manhã desta sexta-feira, 10, em um momento a ser lembrado com muita alegria pelos alunos das escolas municipais de ensino fundamental (Emef) Professor José Antônio da Costa Melo e de Educação Infantil (Emei) Neuzice Barreto, localizadas no bairro Getúlio Vargas.
Reformadas recentemente com recursos próprios da Prefeitura de Aracaju, cujos investimentos somam R$ 2,7 milhões, as comunidades escolares foram contempladas com apresentações culturais, atividades recreativas, esportivas e educativas. O evento foi iniciado pela gerente de marketing da TV Sergipe, Flávia Menezes, que saudou os diversos estudantes reunidos na nova quadra poliesportiva do complexo escolar. Segundo ela, a parceria entre a emissora resposável pelo evento e a Secretaria Municipal da Educação (Semed) é relevante, no sentido de viabilizar o alcance do maior número possível de estudantes.
O secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, acompanhou o desenvolvimento das atividades e demonstrou satisfação ao constatar a participação efetiva dos pais de alunos e professores num evento que enaltece a concepção de que a escola é espaço para todos. "A escola tem que ser vista como um elemento integrante da comunidade. O Projeto ‘Amigos da Escola' faz alusão à ideia de que a educação é necessária a todos e que deve dispor de vários atrativos", afirmou o secretário.
Participação
Ansiosa, a aluna do 9º ano da Emef. Professor José Antônio da Costa Melo, Thainá Pereira, disse que a manhã foi uma das mais produtivas do ano letivo. "É muito bom sair da rotina e participar junto com os colegas de momentos importantes para o meu desenvolvimento", disse Thainá. O líder comunitário do bairro Getúlio Vargas, Agilson Leito, fez questão de participar da ação e convidar todos os moradores da região. "Estar presente no local que representa a principal fonte de aprendizagem do nosso bairro é fundamental. Defnitivamente, todos nós precisos evoluir junto com os estudantes e participar efetivamente de todas as decisões", enfatizou Agilson.
Espaçosas e equipadas, as novas salas de aulas foram palco para a ministração de palestras sobre a importância do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e sobre temas relacionados ao trânsito, sexualidade, álcool, drogas, violência e meio ambiente. Os assuntos foram abordados pela equipe de palestrantes e orientadores da Polícia Militar do Estado de Sergipe, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Federação Sergipana de Futebol de Areia, jogadores do Real Moitense, professores das unidades de ensino e alunos do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Resultados
A ação foi aprovada pelo coordenador geral da Emef Professor José Antônio da Costa Melo, Edson Barros. Segundo o educador, a atividade voluntária é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, principalmente quando trata de temas tão importantes e presentes no dia-a-dia dos alunos. Enquanto os estudantes da Emef debatiam temáticas e sugeriam ideias para que a relação escola-comunidade se estreite cada vez mais, as crianças da Emei Neuzice Barreto se divertiam no espaço amplo da creche, utilizando brinquedos, piscina de bolinha e cama elástica.
A coordenadora geral da escola, Marineide Rocha, ficou surpresa com a qualidade do projeto, desenvolvido graças a parceria entre Semed e TV Sergipe. "Perceber que a sociedade também se preocupa com as crianças é algo que me deixa muito satisfeita. Educando com amor e atenção a esta faixa etária, teremos um país cada vez melhor", confessou Marineide.
Os alunos também participaram de atividades esportivas, como futsal, futebol de areia e xadrez. além disso puderam visitar o acervo da biblioteca e realizar o plantio de mudas nas escolas. No final da programação, todos assistiram a apresentação da quadrilha junina Poeirinha, composta por alunos da Emef Professor José Antônio da Costa Melo.