Conscientizar a população para a prática regular de atividade física. Esse é o principal objetivo do Programa Academia da Cidade. Criada em abril de 2004, através de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Federal de Sergipe (USF), a meta é favorecer a adoção de um estilo de
vida saudável.
A idéia deu certo. Hoje a Academia da Cidade tem mais de 6000 usuários cadastrados em 15 pólos de atividade física, localizados nos mais diversos bairros: Orlando Dantas, Bairro América, Sol Nascente, Jabotiana, 18 do Forte, Bugio, Augusto Franco, Bairro Industrial, Santos Dumont, Santa Maria, Castelo Branco, Inácio Barbosa, Getúlio Vargas, Médici, Lamarão e 13 de Julho.
Nesses pólos, os usuários participam de diversas atividades. Passam por avaliação física, prescrição e acompanhamento de caminhada, aferição de pressão arterial, alongamento, ginástica aeróbica, ginástica localizada, ioga e outras práticas corporais. Para o coordenador técnico de atividade física da Secretaria, Magno Carvalho, o programa leva à população aracajuana a possibilidade de realizar atividade física em espaços públicos recebendo orientação de profissionais qualificados.
"Ao longo desses 7 anos o programa vem trabalhando nos espaços públicos, atraindo a população para o uso e conservação dos mesmos, promovendo a qualidade de vida e estabelecendo também a relação com a rede de saúde, concretizando a inclusão dos profissionais de Educação Física em programas de saúde", ressaltou Magno Carvalho.
Para a dona de casa Ângela Maria, que há seis anos é aluna da Academia da Cidade, o destaque do programa é a orientação dos professores e a variedade de atividades realizadas. "Os professores têm compromisso com o trabalho e com os alunos. Na academia somos acompanhados em todos os exercícios. Hoje sinto meu corpo mais leve e flexível", explica Ângela Maria.
As aulas são sempre acompanhadas por três orientadores de educação física e acontecem de segunda à sexta, das 05 às 08 horas, e das 16 às 19 horas. A Academia da Cidade é um programa gratuito. "Eu me acordo às cinco da manhã e sigo para a Academia. O programa ajuda a população que não pode pagar academia particular, que é o meu caso", afirma a aposentada Terezinha Santos, moradora do Bugio.
Objetivo alcançado
Os resultados registrados pela Academia da Cidade comprovam que o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos participantes do programa vem sendo cumprido. O êxito foi comprovado através de trabalho científico realizado pelo programa. Os Dados revelam que 80% dos hipertensos e 40 % dos diabéticos cadastrados passaram a controlar níveis de pressão e de glicemia através da prática regular de atividade física.
"Os efeitos positivos do programa em nível populacional são visíveis, já que os usuários tiveram melhoras significativas no controle do tabagismo, hipertensão, diabetes, o que favorece sua saúde, demonstrando que a prática de atividade física regular permite que as pessoas se tornem fisicamente mais ativas e como consequência melhoram o estilo de vida", ressalta Magno Carvalho.
Para a feirante Maria Neide, que frequenta a Academia da Cidade há sete anos, a rotina de acordar, comer uma fruta e fazer os exercícios mudou para melhor a forma de começar o dia. "Os alongamentos, movimentos e exercícios contribuem muito para minha saúde. Sofro de pressão alta e a atividade física ajuda a regularizar meus problemas de saúde. Sempre gostei de esporte e percebi que a Academia tem dado mais mobilidade ao meu corpo e hoje me sinto mais disposta", afirma Maria Neide.
Qualidade de vida
Em 2007 a Academia da Cidade, através de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, foi fundamental para que Aracaju alcançasse o título da cidade com maior e melhor qualidade de vida do país. Na oportunidade, foram avaliadas as condições geográficas, as ciclovias e as políticas de promoção à saúde, desenvolvidas pela SMS. O objetivo do programa foi o de instituir um estilo de vida saudável para a população aracajuana.
"Aracaju faz jus ao status de cidade da qualidade de vida, título que ganhou graças também à Academia da Cidade e ao apoio de toda a população. Toda a equipe da Academia da Cidade está de parabéns", afirma Silvio Santos, secretário Municipal da Saúde.
Funcionamento
O Programa da Cidade funciona de segunda à sexta em dois turnos e nos seguintes horários:
Manhã: das 5h às 8h
Tarde: das 16h às 19h
Pólos
Orlando Dantas - Av. Gasoduto (Salão da Igreja)
Bairro América - Praça Franklin Roosevelt
Sol Nascente - Praça Atanásio do Nascimento
Av. Visconde de Maracaju - Calçadão
Bugio - Praça Minervino Costa e Silva
Augusto Franco - Praça da Juventude
Bairro Industrial - Orlinha
Santos Dumont - Praça Ulisses Guimarães
Santa Maria - Colégio Vitória de Santa Maria
Castelo Branco - Quadra de Esportes da Av. Tancredo Neves
Inácio Barbosa - Praça próxima ao Bar do Cajueiro
Centro de Criatividade
13 de Julho - Calçadão
Médici - Praça Tancredo Neves
Lamarão - Praça da Igreja