Nesta sexta-feira, 10, 1.811 pessoas realizaram a inscrição para comercializar produtos no Forró Caju 2011, realizado pela Prefeitura de Aracaju. Este ano serão disponibilizados 130 pontos para o comércio de bebidas, alimentos, chapéus, entre outros itens. O sorteio, que garante a vaga, acontecerá na próxima segunda-feira, 13, a partir das 9h, na sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), localizada no Parque da Sementeira.
Para realizar a inscrição com tranquilidade, sem tumulto, a Emsurb disponibilizou seções de atendimento por categoria de comércio com, inclusive, atendimento preferencial para idosos, gestantes, deficientes e também para os associados e aqueles que participam pela primeira vez do Forró Caju. "Mais de mil pessoas nos procuram para fazer a inscrição. Buscamos o aprimoramento na qualidade e a eficiência no atendimento todos os anos", frisou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Antônio Carlos Mota.
Segundo Antônio Carlos, a grande procura para comercialização é motivada pela oportunidade de obter renda extra. "O Forró Caju é um grande evento que atrai milhares de pessoas todos os dias. O comerciante sabe que as vendas atingem resultados satisfatórios", expõe Antônio Carlos.
Expectativa
Para a empregada doméstica Maria Diana dos Santos, o Forró Caju ajuda bastante no orçamento. "Tenho filha e neto para sustentar, preciso pensar neles. Gosto de trabalhar no Pré-Caju e Forró Caju, pois são as melhores festas da cidade. Sempre aproveito o trabalho para me divertir com toda família, que me ajuda todos os anos", conta.
Já a vendedora Vagna Barbosa espera que sua primeira vez no Forró Caju seja proveitosa. "Tenho uma amiga que comercializa e este ano ela me alertou sobre o dia da inscrição. Pelo que ela fala, é uma festa organizada e o lucro é garantido", disse a comerciante, que deseja vender lanches na festa.
"Tem 35 anos que vivo só do comércio e sempre dou prioridade aos eventos da Prefeitura, pois são organizados e me passam segurança. Cheguei aqui cedo para garantir minha inscrição, passei menos de meia hora e já fui atendida. Agora vou rezar para ser sorteada e comercializar nesse grande evento", comenta Givaneide dos Santos, que participa todo ano do Forró Caju.
Sorteio
O número de permissões para comércio é determinado seguindo um ordenamento do espaço físico do evento. "Os equipamentos destinados ao comércio devem atender e respeitar também o espaço daqueles que irão brincar no forró", acrescenta Antônio Carlos, informando que serão 130 permissões. As vagas comerciais serão destinadas a bares, capetas, tendas de lanches, towner de lanches, pipoca, balas/cigarros, chapéus, bebidas, caldo de cana.
A confirmação da vaga para a comercialização no Forró Caju acontecerá na próxima segunda-feira, 13, a partir das 9h, quando a Emsurb realizará o sorteio. "O sorteio será por meio do sistema de loto aberto para todos, demonstrando transparência no momento de definir as vagas", explica Antônio Carlos.