Escola da rede municipal realiza ‘Simuladinho 2011’

Educação
10/06/2011 17h58
Início > Notícias > Escola da rede municipal realiza ‘Simuladinho 2011’

Com o objetivo de desenvolver habilidades na resolução de provas objetivas, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, localizada no bairro Atalaia, participaram nesta sexta-feira, 10, do ‘Simuladinho 2011'. As provas, aplicadas para cerca de 20 turmas dos turnos da manhã e tarde, envolveram questões de português, matemática, história, geografia e ciências.

O ‘Simuladinho 2011' surgiu por meio de uma iniciativa da equipe pedagógica da Emef, que percebeu a necessidade de preparar os meninos e meninas para que obtenham sucesso frente a desafios didáticos mais complexos. "Tornando familiar este formato de avaliação, estamos reduzindo as chances dos alunos encontrarem dificuldades nas resoluções da Provinha Brasil e das Olimpíadas Escolares, por exemplo. Além de entenderem o estilo de avaliação, eles irão aprender a forma correta de responder e preencher o gabarito", explicou a coordenadora geral da Emef, Ednalva Santos.

Ainda de acordo com a coordenadora, tudo foi pensado para que o Simuladinho reproduza o ambiente similar ao da realização de uma prova de vestibular. "Aplicamos uma avaliação que se encaixa nos padrões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e misturamos as turmas no intuito de levar os meninos e meninas até um cenário que remete ao de provas e concursos", completou Ednalva.

Alunos da 1ª a 8ª série resolveram questões das mais diversas disciplinas e puseram em prática o conteúdo aprendido durante o primeiro semestre letivo. Para a professora da Emef, Débora de Azevedo, o Simuladinho reforça o trabalho desenvolvido pelos professores da unidade de ensino. "Desde o início do ano letivo os alunos vêm se familiarizando com a resolução de provas objetivas. Significa que investir em atividades preparatórias é o mesmo que investir no futuro", destacou a professora.

Aceitação

Aluno da 7ª série, Wellington de Melo não disfarçou a satisfação em responder a prova. "Achei que todas as questões foram muito bem elaboradas e fáceis de responder. A iniciativa fez com que meus amigos e eu nos sentíssemos mais motivados com os estudos, pois todos queriam tirar a melhor nota. Agora penso melhor no curso universitário que pretendo fazer ou mesmo na possibilidade de ser aprovado num concurso público", afirmou o aluno.

As tensões e a ansiedade típicas de quem está prestes a enfrentar um desafio não intimidou a adolescente Alana Vieira, que cursa a 7ª série na Emef. Anísio Teixeira. "Fiquei um pouco nervosa quando recebi a prova, mas ao ler algumas questões e lembrar que os assuntos já haviam sido discutidos em sala de aula, me tranquilizei e quando percebi já tinha resolvido toda a prova", comentou a aluna.

Prova

Cada professor foi responsável pela elaboração das questões relativas à sua área e coube à coordenação escolar montar a prova. Foram 40 questões de cada disciplina e para aproveitar os resultados das avaliações, a equipe pedagógica da escola analisará tais resultados e fará cálculos para obter a terceira nota do semestre.