Novo layout para táxis e transporte escolar já está disponível

Transporte e Trânsito
13/06/2011 18h05

Nesta segunda-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou a aplicação no novo layout para táxis e transportes escolares que circulam na capital sergipana. O novo sistema de identificação integra o pacote de medidas anunciadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira no final de maio com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana em Aracaju.

A partir de agora, de acordo com o Decreto nº 3.479, os táxis da capital sergipana circularão com o brasão da PMA, com o símbolo da SMTT e com faixas laterais nas cores azul e amarela. Com isso, os taxistas não terão mais a obrigatoriedade de comprar veículos na cor branca, podendo adquirir o carro na cor que desejarem.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas, Luis Cunha, a nova medida  garante maior fiscalização e facilita a venda do táxi, sem desvalorização do veículo. "Muitas pessoas estavam comprando carros brancos e rodavam como táxi de forma ilegal, sem a autorização necessária, o que coloca o passageiro em risco. Já que este motorista não tem registro na prefeitura, se algo acontece com o cidadão como ele pode denunciar? Ter carros com cores diferenciadas, plotados com o brasão da prefeitura e com o símbolo da SMTT contribui para facilitar a fiscalização", pontuou.

Transporte Escolar

Já o Decreto nº 3.477, que beneficia os motoristas de transporte escolar, estabelece a ampliação dos concessionários de 125 para 250 e permite ainda a oferta do serviço durante o período de férias escolares, época em que a renda mensal dos motoristas diminui significativamente. "A população só tende a ganhar com a criação do novo layout nos carros que realizam o transporte escolar, pois o brasão da PMA ajudará a população a identificar melhor os carros e a contratar o serviço", afirmou o presidente da Associação dos Transportes Escolares de Aracaju, Marcos Lopes.

Os motoristas que realizam o transporte escolar em Aracaju também serão beneficiados com outras medidas. Atualmente, 125 pessoas têm a permissão para a realização do serviço, todas elas terão seu registro atualizado e o número de concessionários será ampliado para 250. Com o crescimento da cidade os atuais permissionários já não estão mais dando conta da grande demanda, além disso, a medida contribui para a geração de novos empregos.


Veja aqui o novo layout de Taxi e Transporte Escolar