Prefeito recebe subcomissão parlamentar de Saúde

Agência Aracaju de Notícias
13/06/2011 19h33

Na tarde desta segunda, 13, o prefeito Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete a subcomissão especial que acompanha o funcionamento e a organização do Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo é formado pelos deputados federais João Ananias (PCdoB/CE) - presidente da Subcomissão, Raimundo Macedo (PMDB/CE), Darcisio Perondi (PMDB/RS), Célia Rocha (PTB/AL) e Rogério Carvalho (PT/SE), este último responsável por convidar os parlamentares a visitar o estado. O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, também esteve presente no encontro.

Durante a reunião, o prefeito falou com os deputados sobre a atual situação da saúde na capital sergipana. Segundo ele, o trabalho conjunto com o Governo do Estado possibilitou a construção das bases para a implantação de um sistema integrado de Saúde. "Nós temos ainda muitos problemas para enfrentar com muita coragem, mas trabalhando em parceria nós temos encontrados soluções para contornar essas dificuldades", enfatizou.

Edvaldo Nogueira apresentou também alguns números sobre os investimentos em saúde no município, que atualmente representam 20% da receita do município, com perspectiva de crescimento ainda para este ano. Outro ponto que mereceu destaque foi o Programa Saúde da Família (PSF), que hoje conta com 128 equipes em Aracaju. Os dados foram elogiados pela comissão, que comparou os índices do município com os de grandes capitais.

Iniciativa

De acordo com o deputado Rogério Carvalho, o objetivo de trazer a subcomissão a Sergipe é apresentar o que é desenvolvido para que os parlamentares possam somar o trabalho realizado aqui com o de outros estados, possibilitando a formulação de propostas para revisar o Sistema Único de Saúde. "Dentro das nossas discussões, nós estamos focando nas redes assistenciais. Sergipe é um dos poucos estados brasileiros que têm investido de forma organizada e sistemática na montagem de uma rede de atenção à saúde", relatou.

O presidente da subcomissão especial, João Ananias, reforçou o objetivo do grupo. Ele disse que a visita a Sergipe tem a proposta de ampliar o diagnóstico e apresentar sugestões para melhorar o SUS. "Vimos alguns pontos que precisam ser melhorados. Mas a experiência que encontramos aqui foi muito rica, principalmente por se tratar de um estado pequeno. É isso que temos que mostrar para o Brasil, que com ações descentralizadas é possível superar os desafios", comentou o parlamentar.

Visitas

Durante a passagem pelo Estado, os deputados conheceram o funcionamento das novas Clínicas de Saúde da Família, o Hospital Regional de Lagarto e do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o trabalho da nova Unidade de Pronto-Atendimento de Boquim, além de uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e uma Farmácia Popular. Os parlamentares participaram ainda de um encontro com o governador Marcelo Déda.