Prefeitura fiscaliza comércio de produtos juninos

Serviços Urbanos
14/06/2011 17h21
Início > Noticias > 46163

Desde o início do mês de maio, a Prefeitura de Aracaju realiza o trabalho de fiscalização do comércio de fogueiras, milho e amendoim nos espaços públicos da cidade. Com a proximidade dos festejos juninos, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) reforça a atuação nos principais pontos de venda com o objetivo de evitar que o comércio dos produtos atrapalhe a acessibilidade das pessoas e o trânsito de veículos.

De acordo com a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, o trabalho preventivo foi realizado a contento. "O trabalho começou no ano passado, quando conversamos com os comerciantes sobre a organização dos espaços públicos da cidade. Deixamos claro que não estamos proibindo o comércio, estamos organizando a venda desses produtos que são importantes para a cultura local", destaca.

Segundo o gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Pereira, alguns comerciantes já foram abordados. "Durante a última sexta-feira e a manhã de hoje, fizemos apreensões de fogueiras na avenida Osvaldo Aranha, e de milho nas proximidades da Central de Abastecimento do Estado de Sergipe (Ceasa) por estarem ocupando calçadas, impedindo a passagem do pedestre. Todas essas mercadorias poderão ser recuperadas, basta o comerciante procurar a Emsurb. Precisamos, inclusive, que o comerciante de milho venha com brevidade, pois o prazo é de 24h para alimentos perecíveis", informa.

Pontos de venda

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza locais adequados, oferecendo melhores condições de trabalho aos comerciantes e mais opções aos cidadãos que procuram comprar os tradicionais produtos dos festejos juninos. "Temos a área externa do Mercado Augusto Franco, a Praça Ranulfo Prata (conhecida como Praça da Cruz Vermelha) e no bairro Coroa do Meio, onde já temos barracas de fogos de artifício", acrescenta Antônio Pereira.

Para a utilização do espaço público, a orientação é que os comerciantes, antes de ocupar as áreas sinalizadas pela Prefeitura de Aracaju, encaminhem uma solicitação formal. "Essa solicitação visa organizar a atividade dos comerciantes e garantir a sua rentabilidade", coloca Pereira. A solicitação deve ser protocolada na sede da Emsurb, localizada no Parque da Sementeira (avenida Jornalista Santos Santana, s/n, bairro Jardins).