Prefeitura combate proliferação de caramujos

Saúde
15/06/2011 10h18

A equipe de agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde chega cedo à Zona de Expansão de Aracaju. A visita educativa orienta a população sobre como evitar a esquistossomose, doença conhecida também como barriga d'água. Além de informar sobre os riscos da doença, a atividade prioriza o combate aos focos de contaminação.

Os caramujos são um risco para saúde da população aracajuana e, por isso, as visitas estão sendo realizadas diariamente. Para combater a doença, o Centro de Zoonoses realiza ações de prevenção, controle, fiscalização e incineração dos caramujos. Segundo o coordenador do Zoonoses, Paulo Thiago, esta é a 23º semana de ações realizadas dentro do cronograma para 2011.

"São atividades de eliminação de focos e coleta de amostras de fezes junto à população para realização de exames. A esquistossomose é uma doença que possui um ciclo. Primeiro ela contamina o caramujo que transmite para os rios, lagoas e a partir desses vetores a população se contamina. Essas duas ações são fundamentais porque através do exame podemos orientar a sociedade sobre o tratamento correto, além de notificar possíveis focos de contaminação, como lagoas e valas, e eliminar os caramujos contaminados", explica Paulo Thiago.

Para o secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, as ações educativas e de fiscalização são muito importantes para a sociedade. "É através dessas visitas que a Secretaria leva informações para a população, atuando no controle do caramujo", ressalta Silvio Santos. 

Caramujo

O aparecimento do caramujo acontece em regiões que apresentam alta umidade, locais com acúmulo de água e áreas com lagos. Em Aracaju, os tipos de caramujos mais comuns são o Africano e o Biophalaria Globrata, ambos vetores das larvas cercárias, causadoras da esquistossomose.

O caramujo Biophalaria Globrata é uma espécie mais suscetível à contaminação, sendo o responsável pela transmissão da doença. Uma das suas características é o seu formato achatado que se assemelha a uma moeda.

Já o Africano apresenta uma carapaça grande, que pode servir como depósito de água e proporcionar o aparecimento da dengue. Uma das características desse caramujo é o seu formato de cone.

Procedimentos

O primeiro passo a ser tomado quando identificado o aparecimento de caramujos é ligar para o Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone 3179-3528. Ao ser acionado, o Centro envia equipe de técnicos até a região solicitada, onde os caramujos serão coletados, para posterior análise, identificação do tipo, grau de risco à saúde humana e depois são incinerados.

Sintomas

Quando contaminada, a pessoa apresenta um tipo de reação alérgica na pele com coceira e vermelhidão. Essa reação pode ocorrer após o período de aproximadamente 24 horas. Entre os sintomas, a esquistossomose provoca ainda ânsia de vômito, sensação de estar cheio, palidez, tontura, febre, dor de cabeça, fadiga, cólica com diarréia intermitente, dores e crescimento do volume abdominal.

Tratamento

Quando ocorrer a suspeita da doença, a pessoa deve se dirigir imediatamente a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência, onde serão feitos exames para identificar o tipo da infestação, dando início ao tratamento da forma correta.