Festa junina do idoso teve baile e cortejo caipira

Assistência Social e Cidadania
15/06/2011 11h04

Casais de noivos, padre, rainhas e princesas do milho, Lampião e Maria Bonita. Estes foram os personagens que se destacaram na festa junina dos idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura Municipal de Aracaju, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 14. A festa, que reuniu cerca de mil pessoas, começou com o cortejo caipira, que teve como ponto de concentração o forródromo da rua de São João, berço da cultura junina de Aracaju. 

Num clima de reencontro com as memórias da infância e da juventude, os idosos não economizaram em disposição e alegria, contagiando a todos. "Essa festa é maravilhosa. Na infância nunca tive tempo para as brincadeiras juninas e, quando cresci, me prendi no casamento. Somente depois que fiquei viúva é que estou podendo aproveitar a vida", declarou Eulina Elias Paixão, 68 anos, a ‘noiva' do Cras Terezinha Meira.

O cortejo caipira, composto de 35 carroças, criativamente adornadas com os motivos juninos, deixou o forródromo da rua de São João às 14h30, seguindo pelo centro comercial de Aracaju até o clube Cotinguiba. Durante todo percurso, os idosos foram saudados pelo público, que acenava e aplaudia. "Nós nos sentimos mais vivos. É como se nestas festas virássemos crianças", declarou Maria Luíza Marques da Silva, 65 anos, a ‘noiva' do Cras Gonçalo Rollemberg.

Seu par na festa, Antônio Dimas do Nascimento, 80 anos, participa do evento há 20 anos. "É uma festa linda. A melhor que pode existir", disse o idoso, lembrando à sua parceira que já se ‘casaram' mais de oito vezes nos últimos anos. Garboso no seu papel de noivo, Antônio Dimas destacou que participa das atividades do Cras desde 1992 e garante que o grupo de idosos é uma família.

Baile

A chegada ao Cotinguiba Esporte Clube foi cercada de expectativa, uma vez que ali iria acontecer o baile tão esperado. O salão já estava lotando de idosos, que aguardavam a chegada do cortejo e o início do arrasta-pé, comandado pela banda Biss. Ao ritmo do xote, xaxado e baião, o baile foi aberto com quadrilha e cirandas, que tiveram a participação do secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, e da secretária-adjunta, Edivaneide Lima.    

"Este é um momento especial para nós que trabalhamos com a Assistência Social. Ver os idosos irradiarem tanta energia e alegria é recompensador", salientou Bosco Rolemberg, destacando o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira de oferecer qualidade de vida aos idosos assistidos pelo município de Aracaju. 

A festa junina contou com a participação dos 22 grupos de Idosos assistidos pelos Cras, segundo informou a coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Yolanda de Oliveira. "A participação desses grupos é maciça porque para os idosos esta festa representa a abertura dos festejos juninos e um resgate das tradições da época", enfatizou a coordenadora.

Destaque

Dentre todos os personagens que se destacaram na festa, um saltou aos olhos: o padre Pierre. Paramentado de religioso, Pierre, 59 anos de idade, exerce esse papel há cinco anos, realizando o casamento coletivo dos casais de noivos. "É uma felicidade estar participando dessa festa, que revigora nossas energias e alimenta a nossa alegria de viver", declarou ele, informando que é membro do grupo de idosos Renascer, do bairro São Conrado, que nesta quarta-feira celebra 25 anos de fundação.

SMTT

A realização do cortejo junino contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que mobilizou uma equipe de seis agentes de trânsito, que tinham a tarefa de fechar os cruzamentos em todo o trajeto do evento, evitando assim que o cortejo fosse estrangulado pelo fluxo de veículos. Os agentes utilizaram quatro motocicletas e uma viatura quatro rodas, auxiliando na promoção de uma festa tranquila.