Vice-embaixadora de Cuba visita PMA

Agência Aracaju de Notícias
15/06/2011 15h09

A secretária municipal de Governo (Segov) de Aracaju, Tânia Soares, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça, dia 15, a vice-embaixadora de Cuba no Brasil, Maria Emilia Cabrera Vieira. O encontro contou com a participação do secretário de Estado de Articulação Política, Chico Buchinho, e da vereadora Karla Trindade. Em uma conversa bastante descontraída, a embaixadora cubana elogiou a capital sergipana e falou sobre as suas primeiras impressões a respeito da cidade.

"É com muita honra que visito Aracaju. Volto a Cuba fascinada com a beleza dessa cidade e com a gentileza dos aracajuanos. Mas uma das coisas que mais me chamou a atenção é a quantidade de mulheres que ocupam cargos públicos em instituições importantes, como a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Governo do Estado. E todas elas competentes e com trabalhos bem reconhecidos", afirmou a embaixadora.

Maria Emília também destacou as intenções de seu país de estreitar as relações políticas e econômicas com a cidade de Aracaju. Segundo ela, Cuba tem muito a aprender com as experiências já implementadas na capital sergipana nas áreas de educação, esporte, saúde, cultura, entre outras. "O Brasil é atualmente o nosso segundo parceiro comercial. Já temos uma relação muito boa com o país, principalmente com os estados localizados mais ao sul. Mas agora queremos aproveitar mais as potencialidades do Nordeste. É uma região que tem muito a nos ensinar com as suas experiências bem sucedidas", complementou.

Parcerias

Durante o encontro, a secretária de governo também falou sobre as políticas públicas já implementadas em Aracaju e da vontade do prefeito Edvaldo Nogueira de melhorar ainda mais a relação de cooperação com Cuba. "Nossa capital sempre foi administrada de forma democrática. Mas, desde o ano de 2000, quando Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira passaram a administrar a cidade juntos, apresentamos significativos avanços. Hoje, a nossa prioridade de investimentos é voltada à área social, o que se assemelha bastante com a forma de governo de Cuba", ressaltou Tânia Soares, ao afirmar que foi com o governo Lula que as vocações econômicas do Nordeste começaram a ser mais valorizadas.

Para ela, a iniciativa de aproximar-se ainda mais de Aracaju ajudará a desenvolver parcerias mais concretas e que trarão benefícios para toda a população brasileira. "As universidades de Cuba formam os melhores médicos do mundo, que são enviados a vários países. Sinto que teremos um aprendizado proveitoso para a nossa saúde, inclusive porque estamos sempre preocupados em rediscutir o Sistema Único de Saúde (SUS)", enfatizou a secretária municipal de Governo.

"Queremos ampliar as oportunidades de estudo dos brasileiros em Cuba e, para isso, vamos estreitar as relações acadêmicas. Inclusive, já realizamos boas parcerias com a Embrapa e até mesmo com a Fiocruz para lançar uma vacina na África. Precisamos discutir formas de melhorar ainda mais esse acesso acadêmico", afirmou a embaixadora cubana.

Planejamento

Além de conhecer as experiências políticas e administrativas de Aracaju, a visita de Maria Emília também serviu de prenúncio para a vinda ao Brasil do embaixador de Cuba, Carlos Zamora Rodríguez, programada para o segundo semestre de 2011. De acordo com o secretário Chico Buchinho, a visita de Rodríguez será fundamental para planejar uma agenda de ações entre as autoridades políticas e econômicas de ambos os países.

"Assim que o embaixador chegar ao Brasil, realizaremos uma reunião entre ele, o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Marcelo Déda. Em setores como indústria, agricultura, rodovias e turismo, entre outros, temos muito a discutir e combinar, inclusive formas de estreitar contatos com os produtores de café, soja, milho e outros produtos importados pelo nosso país", disse o secretário de Articulação Política.

Economia e turismo

Sobre a economia, Tânia Soares destacou o crescimento econômico apresentado em Sergipe nos últimos anos. "O pequeno agricultor em Sergipe nunca cresceu tanto como no governo Déda. A agricultura familiar está ascendendo bastante e mostrando bons resultados", afirmou Tânia, sendo complementada pelo secretário. "Nós temos 40 cooperativas de agricultura familiar organizadas em Sergipe. Sem contar a quantia de 30% da merenda escolar que é comprada aos pequenos agricultores através das cooperativas", complementou Chico Buchinho.

A embaixadora falou ainda dos planos de Cuba para incrementar o turismo na ilha caribenha, ampliando a atração de brasileiros. "Já estamos trabalhando na criação de uma ponte aérea, para mostrar que não temos apenas as praias a oferecer como atrativo, mas também a história e a cultura", afirmou Maria Emília, ao ressaltar que as portas da embaixada cubana estão sempre abertas aos brasileiros.