PMA capacita mais 80 cidadãos para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
15/06/2011 15h34

A Prefeitura de Aracaju incrementou os programas de Qualificação Profissional e Empregabilidade, coordenados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Nos bairros da capital, Unidades de Capacitação e Produção (UCP) têm acolhido centenas de cidadãos que buscam, por meio da qualificação, uma melhor qualidade de vida. Não tem sido diferente na Unidade do bairro Santa Maria. Esta semana, mais 80 pessoas receberam os certificados de conclusão dos cursos de atendimento ao cliente, técnicas em vendas, espanhol e pintura em tecido. Este último, direcionado para mulheres da melhor idade.

Dentre os alunos qualificados, uma turma se destacou - a de pintura em tecido. Mulheres com mais de 50 anos se reuniram diariamente para aprender as técnicas. Além de ser uma atividade rentável, também é uma excelente terapia. No convívio diário, a troca de experiências entre o grupo foi fundamental. "As meninas gostaram", esclareceu Maria Andrade dos Santos, 77 anos, acrescentando que deixou parte dos afazeres de casa para frequentar o curso, se qualificar e obter renda. "Já estou ganhando um bocadinho, pintando panos de pratos e outras peças", afirmou.

A instrutora de relações humanas, Elislene Alves Santos, comentou que foi gratificante trabalhar com o grupo. "A gente aprende também e, ao terminar, a saudade é grande. A gente tem orgulho em integrar a equipe da Fundat, principalmente porque estamos dando uma parcela de contribuição para elevar a autoestima dessas pessoas", disse. A diretora operacional e a coordenadora do Programa de Qualificação Profissional da Fundat, Marta Rocha e Camila Dantas, respectivamente, entregaram os certificados aos concludentes dos cursos.

Marta Rocha explicou aos presentes que a Fundat trabalha paralelamente com duas vertentes - a capacitação e a inserção no mercado de trabalho. "Saibam que o nome de vocês passará a integrar o banco de dados da fundação e, de acordo com a solicitação das empresas, faremos as convocações", esclareceu. Na oportunidade, a diretora operacional também citou os exemplos de colocação no mercado de trabalho de pessoas egressas dos cursos realizados pela fundação. "Não parem por ai. Tenham sempre a sede de aprender, uma peça-chave para aqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho é o diferencial".

Novas perspectivas

"Essa é uma oportunidade que jamais esquecerei". A expressão é do jovem Ariel Amorim, 19 anos, morador do bairro Santa Maria, falando sobre o sentimento de ter frequentado o curso de técnicas em vendas. Ele detalhou que, ainda cursando o treinamento, visualizou uma nova perspectiva para a sua vida. "A equipe da Fundat me recebeu de braços abertos e isso me fortaleceu, transformando o pessimismo na vontade de crescer profissionalmente", declarou.

Vale destacar que a Fundat conta com mais de 30 profissionais com formação em relações humanas, psicologia, administração e outras áreas. Esses instrutores têm uma participação fundamental na preparação dos alunos. Em qualquer curso oferecido pela Prefeitura, também são reservadas 10 horas para aulas de relações interpessoais. O aluno aprende a confeccionar um currículo, a se desinibir diante dos demais, como se comportar diante de uma entrevista e, principalmente, a elevar sua autoestima.