Bairro Olaria recebe equipes de combate à dengue

Saúde
15/06/2011 16h04

Reforçar os cuidados para evitar o aparecimento de focos do aedes aegypti. Foi com esse objetivo que a força-tarefa de combate à dengue retornou ao bairro Olaria. Na terceira visita do ano ao local, os agentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fazem vistoria nas casas e fiscalizam locais que podem se transformar em novos criadouros. Durante todo o dia de hoje, 11, agentes de endemias e 12 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estão trabalhando no local, dando continuidade as ações realizadas na capital.

A dona de casa Crislaine de Oliveira, moradora do bairro Olaria há 17 anos, elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela secretaria. "Agradeço muito aos agentes pelo trabalho de alertar a população, o que é muito bom e importante para a comunidade. Sempre sigo as orientações, abro minha casa, limpo toda semana minha lavanderia e não deixo acumular água nos recipientes das plantas. Graças a Deus nunca teve ninguém com dengue em minha casa", disse.

Alerta

Apesar da colaboração de muitos moradores, hoje o bairro é uma área de risco de contaminação de dengue, registrando Índice de Levantamento Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 3,5%, que é considerado de médio risco, ou seja, a população deve ficar em alerta.

O supervisor geral, Gilvan Dias, avisa que a maior preocupação é com o período de chuvas. "As condições climáticas atuais favorecem o acúmulo de água nas lavanderias e nos tonéis, principalmente quando estão em desuso. Por isso a importância da população lavar esses reservatórios, pelo menos duas vezes por semana, eliminando possíveis criadouros de larvas do mosquito", destaca.