Prefeitura atende solicitações dos taxistas

Transporte e Trânsito
15/06/2011 16h52

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), recebeu uma comissão de taxistas de Aracaju no final da manhã desta quarta-feira, 15. Na ocasião, os taxistas permissionários e auxiliares apresentaram ao superintendente, Antônio Samarone, e ao diretor de Transportes Públicos, Orlando Vieira, o documento entregue à Câmara Municipal de Aracaju.

Todas as sete reivindicações foram atendidas. Quanto a primeira, em relação aos taxistas clandestinos, o superintendente da SMTT deixou claro que o cumprimento do inciso 8º do Artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro será rigoroso em Aracaju, tendo a SMTT como fiscalizadora. Em relação ao novo layout para os táxis da capital sergipana, oficializado pelo prefeito Edvaldo Nogueira em dia 30 de maio, Antônio Samarone estendeu o prazo para adequação até 1º de setembro. Na oportunidade, duas propostas orçamentárias para adesivação foram apresentadas ao comitê dos taxistas.

"Uma empresa cobra R$ 98 e outra R$ 230. Cabe o taxista escolher a que mais lhe agrade e opte em tempo de atender ao prazo que acabamos de prorrogar por entendermos que é esse é um benefício não somente para a categoria, mas para toda a sociedade. Este é um dispositivo que, inclusive, nos auxiliará a detectar os táxis clandestinos e operar nesse sentido. Somente em Aracaju os táxis terão esta adesivação com o brasão do órgão municipal. Estas duas pontuações que a categoria fez se complementam", explicou Samarone.

Lei Municipal

Outro ponto dialogado foi em relação à carteira de motorista auxiliar. A SMTT reforçou que se posiciona a favor da Lei Municipal 3.689/2009, bem como sobre a retirada de películas dos táxis. O superintendente disse ser a favor da reivindicação da categoria, que cobra o cumprimento da exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). "A Câmara dos Vereadores terá que revogar a Lei Municipal, mas as películas coloridas, totalmente escuras e espelhadas, serão retiradas", complementou.

Antônio Samarone ainda afirmou que os pontos de táxi terão sinalização renovada e sobre a questão da avenida Sen. Júlio César Leite, no Aeroporto, haverá intervenção de técnicos da SMTT nesta sexta-feira, 17, às 15h. A participação da categoria foi reafirmada pelos integrantes da comissão. "Esta é uma atividade em conjunto. A prefeitura pensa no coletivo, na sociedade como um todo, e é nesse sentido que a SMTT atua. Por isso que nunca deixamos de receber ninguém", finalizou Samarone.