Secretário municipal da Educação se reúne com comunidade escolar

Educação
17/06/2011 10h35
Início > Noticias > 46196

Para esclarecer questões referentes à situação estrutural da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Jaime Araújo, localizada no bairro Soledade, nesta quinta-feira, 16, o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, se reuniu com coordenadores escolares, professores e pais de alunos matriculados na unidade de ensino. A escola, que atualmente abriga cerca de 1.080 alunos, será reconstruída para que melhor se adapte aos períodos chuvosos, uma vez que foi construída abaixo do nível do entorno.

De acordo com o secretário, a necessidade de agilizar a construção de uma nova sede surgiu também com a pretensão de dar continuidade ao ano letivo das crianças e dos adolescentes atendidos na Emef durante as obras de demolição e reconstrução, estas orçadas em mais de R$ 2 milhões.

Para garantir a integridade e a qualidade da nova obra, já existe um projeto preliminar elaborado pela assessoria técnica e de engenharia da Semed. "A Emurb avaliou as instalações e definiu que seria preciso a demolição do prédio e a construção de uma nova estrutura que ficasse acima do nível atual. O projeto que definirá o modelo da nova estrutura atende as condições necessárias para o pleno funcionamento das aulas no espaço. Para isso, a licitação da obra já está em andamento", declarou Antônio Bittencourt Júnior.

"Enquanto as obras estão sendo realizadas, as aulas serão ministradas em outro espaço escolhido pela Semed, para onde os estudantes serão conduzidos diariamente por meio de ônibus escolar oferecido pela Prefeitura de Aracaju. Para garantir a segurança dos meninos e meninas, mais uma reunião será realizada com o objetivo de orientar a comunidade escolar e a equipe composta por servidores da própria Emef que irá acompanhar os estudantes durante o trajeto", acrescentou o secretário.

Calendário

A diretora de ensino da Semed, Maria Antônia de Arimatéia Freitas fez questão de assegurar aos pais de alunos que o calendário escolar não será prejudicado. "Os profissionais terão suas férias asseguradas e após o retorno das aulas nos reuniremos com a categoria para refazer o calendário escolar e garantir aos alunos e pais o cumprimento dos 200 dias letivos", disse Antônia.

A coordenadora geral da Emef, Iraildes de Oliveira, entende que melhorias precisam ser alcançadas. "As alterações na rotina são necessárias. Daremos uma atenção maior ao transporte, a reorganização dos horários escolares e do calendário letivo, pois é o nosso dever zelar pela educação e pela segurança dos estudantes", assegurou a coordenadora.

Avaliação

No mês de maio, Antônio Bittencourt Júnior, acompanhado pela diretora de planejamento da Semed, Tereza Hortência Azevedo e pela assessora técnica e de engenharia, Ruskaja Sandrin, visitou diversas escolas municipais que enfrentaram problemas de alagamento e infiltrações nos períodos chuvosos. O objetivo foi avaliar os prejuízos que as chuvas torrenciais do mês de maio causaram às unidades escolares e levantar dados a partir da comunicação constante com os coordenadores escolares.