Prefeito inaugura nova sede do Cras Enedina Bomfim

Família e Assistência Social
17/06/2011 12h55
Início > Notícias > Prefeito inaugura nova sede do Cras Enedina Bomfim

"A inauguração da nova sede do Cras Enedina Bomfim vem fortalecer a política de Assistência Social que o município de Aracaju desenvolve no bairro América". Assim, o prefeito Edvaldo Nogueira definiu a importância do convênio de cessão de imóvel firmado entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado, que permitiu a transferência do Cras da antiga e acanhada sede para novas e amplas instalações.

A solenidade de inauguração da nova sede, que passou a funcionar na rua D, número 76, conjunto Maria do Carmo, no bairro América, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17, com a presença da secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino. "Este Cras é extremamente importante para que as políticas de Assistência Social cheguem mais perto da população. Isso é o que quer o governador Marcelo Déda: a diminuição da pobreza e o desenvolvimento das pessoas", disse a pimeira-dama.

Eliane Aquino destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju. "Foi graças a essa cooperação mútua que pudemos firmar este convênio e trazer benefícios para toda a comunidade do bairro América", reforçou a secretária. O prefeito Edvaldo Nogueira também enfatizou a união entre o município e o estado. "Este convênio evidencia algo importante na política e na administração pública: as mãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju trabalhando juntas para o bem da sociedade aracajuana", disse.   

O ato de assinatura do convênio e a inauguração da nova sede contaram com a presença do deputado federal Valadares Filho, do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento, do secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, do superintendente do Patrimônio da União, Waldemar Bastos, do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg e outros secretários municipais, além de lideranças comunitárias e usuários do Cras.

Após a solenidade de inauguração, foi realizada a bênção das novas instalações do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim pelo padre Cássio de Santos, pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado no conjunto Bugio.

Cras Enedina Bomfim

O Cras Enedina Bomfim funcionava a até o dia de ontem na rua Panamá, também no bairro América. As instalações acanhadas já tinham levado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) a buscar outro imóvel para sediar a unidade, quando a primeira-dama fez a oferta do imóvel situado no conjunto Maria do Carmo Alves.  "A iniciativa de Eliane Aquino veio resolver um grande problema", informou o prefeito Edvaldo Nogueira, agradecendo de público a sensibilidade da primeira-dama.

O Cras tem 3.402 famílias inscritas no Cadastro Único e outras 2.387 famílias assistidas pelo programa Bolsa Família. Segundo a coordenadora, Elizabete Ribeiro, a unidade trabalha com o Cadastro Único, benefícios eventuais, atendimento Psicossocial, Bolsa-Família e serviços de convivência de crianças, adolescentes e idosos.

O serviço de convivência atende a dois grupos de 6 a 15 anos, que reúnem 108 participantes; dois grupos de 16 a 18 anos, com 61 jovens; e um grupo de idosos, com 20 membros. "A nova sede faz valer o verdadeiro sentido da Semasc, que é o de levar assistência a quem mais precisa dela. Esta comunidade possui o perfil do usuário do Cras", destacou a coordenadora da unidade, Elizabete Ribeiro, informando que o centro tem capacidade para atender 5 mil famílias.