Samu estará presente no maior São João do Brasil

Saúde
17/06/2011 16h12
Início > Notícias > Samu estará presente no maior São João do Brasil

Preocupada com a saúde de quem vai curtir o Forró Caju 2011, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá disponibilizar mais uma vez o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (SAMU 192 Aracaju) ao longo dos 12 dias de festa. De acordo com a coordenadora Geral do Samu Aracaju, Waneska Barboza, irão trabalhar diariamente no serviço dois médicos, dois enfermeiros, oito auxiliares de enfermagem, além do pessoal administrativo, de higienização e supervisores.

"Serão 12 leitos para atendimentos, sendo 10 leitos para pacientes de menor gravidade e 02 leitos para pacientes graves. Nos dias de maior presença de público, teremos 3 médicos de plantão e nos demais dias serão 2 médicos", ressaltou Waneska, afirmando que todos estarão empenhados para prestar a melhor assistência aos foliões.

No posto avançado do Samu Aracaju duas viaturas - sendo uma de suporte básico e uma de suporte avançado - estarão prontas para fazer a remoção dos casos mais graves para a rede hospitalar.

"A resolutividade no posto avançado é maior do que 95%. Raramente precisamos remover os pacientes para hospitais. Mas, caso seja preciso, cotnaremos com o suporte das unidades de saúde Nestor Piva e Fernando Franco, que estarão na retaguarda para atendimento à população. Casos mas graves serão encaminhados ao hospital de Urgências de Sergipe - Huse, sendo encaminhados para o Huse somente os casos mais graves", afirma a coordenadora.

Conselho tutelar

Este ano a Secretaria firmou também parcerias com o Conselho Tutelar e a Polícia Civil, para os casos que envolvam atendimento a crianças e adolescentes, e para os casos de violência física, respectivamente.

"A estrutura foi montada para garantir a tranquilidade das pessoas que precisarem de atendimento de urgência. Aproveitem bastante a riqueza de atrações que a Prefeitura está oferecendo, mas evitem o exagero na bebida alcoólica, que é a maior causa dos atendimentos no posto do Samu", conclui o secretário Silvio Santos.