Para garantir a proteção das crianças contra a paralisia infantil, Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou no último sábado, dia 18 de junho, o ‘Dia D' da campanha nacional contra a poliomielite. Na oportunidade, 26.382 crianças foram imunizadas. A campanha envolveu 630 profissionais da Secretaria, que atuaram em 95 pontos de vacinação espalhados estrategicamente pela capital.
"Conseguimos vacinar 60% do público de crianças menores de cinco anos somente no ‘Dia D'. Destacamos que para manter a erradicação da doença é necessário que o maior número de crianças seja vacinado", ressaltou Débora Moura, responsável técnica de imunização da secretaria.
Quem não levou o filho, o sobrinho ou irmão, menor de 5 anos de idade para vacinação no ‘Dia D', tem até o dia 30 junho para imunização. As 43 Unidades de Saúde da Família estão realizando a vacinação das 7 às 17 horas.
O secretário Silvio Santos, pede a atenção dos pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para tomar vacina. "É muito importante que os pais agendem um horário para vacinar os filhos. A imunização protege a saúde do seu filho e mantém a paralisia infantil longe do país", alerta Silvio Santos.
As crianças já vacinadas receberão a segunda dose no dia 13 de agosto, quando acontecerá nova mobilização. Mesmo quem não compareceu na primeira mobilização deve ir à segunda.
Erradicação
O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.
No entanto, para o Ministério da Saúde, enquanto houver a circulação do vírus em qualquer região do mundo, a vacinação continua necessária. A doença ainda é comum em alguns países africanos e asiáticos.