Nos três primeiros dias do Forró Caju 2011, as equipes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recolheram 13,08 toneladas de lixo. De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes, a limpeza ocorre após a festa. "Logo no início do dia, às 6h, 96 agentes de limpeza começam a varrição, recolhimento de lixo e a lavagem de toda área do evento e imediações. Elaboramos uma estratégia para que o serviço seja executado com qualidade e eficiência, sem interferir no dia-a-dia do Centro da cidade", expõe.
Durante os 12 dias de festa, a Emsurb disponibilizou as ilhas de limpeza - containers que funcionam como pontos de descarte correto de lixo. São 66, divididos em 11 pontos. "Espalhamos nos principais pontos de movimentação do Forró Caju, isso irá contribuir com a limpeza e também com o meio ambiente, já que o material descartado em sua maioria é reciclável", destaca.
Além disso, na sexta e sábado, os agentes sócio-educadores orientaram os comerciantes sobre o acondicionamento de lixo nas sacolas plásticas que demoram mais de 100 anos para se decompor. "Com esse alerta, estamos fazendo a distribuição das sacolas biodegradáveis que suportam até 100 litros e demoram apenas cinco anos, não agredindo o meio ambiente", frisa Roberto sobre a campanha ‘Eu Preservo, Sou Cidadão'.
Para Willian de Lima Mota, as sacolas foram surpresas. "Já tinha ouvido falar, li uma matéria na internet e fiquei curioso. Agora vou poder usar no meu estabelecimento e vou contribuir com o meu meio ambiente", opina.
Arraiá do Povo
Assim como no Forró Caju, a Emsurb também montou a programação de limpeza no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. "A área do local é pequena, então, disponibilizamos de 12 agentes de limpeza para recolher o lixo e fazer a varrição", diz Roberto.
Leia também...
Reciclagem de latinhas ajuda o meio ambiente e gera renda