O espetáculo 'Os Saltimbancos', encenado no Teatro Tobias Barreto, contou com a participação de crianças assistidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O evento foi promovido pelo Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência (Naia) do Ministério Público de Sergipe e reuniu 110 crianças e adolescentes de nove Casas de Acolhimento de Aracaju.
Oito crianças atendidas pela prefeitura participaram do coral que cantou as músicas do clássico infantil e um adolescente fez o papel do barão no espetáculo. "Antes de abrir as cortinas, fiquei nervoso e cheguei a sentir medo. Mas, depois que as cortinas se abriram, esqueci de tudo e cantei", declarou o garoto M.L., de 12 anos, que há seis meses mora no abrigo Caçula Barreto, no bairro Suissa.
Para P.H., participar do espetáculo foi emocionante. "Senti que era muito bom estar ali, com todas aquelas pessoas aplaudindo a gente", disse o garoto de 10 anos, que há oito meses mora com o irmão F.C.N. também no Abrigo Caçula Barreto. "Foi uma experiência muito diferente. Gostei de cantar no espetáculo", reforçou.
Abrigos
Os abrigos Caçula Barreto e Nova Vida funcionam, respectivamente, na rua Tenente Quaranta, 1232, bairro Suissa, e rua Andrea Oliveira Passos, 61, bairro Cirurgia. Em ambos os abrigos, crianças e adolescentes cumprem medidas protetivas aplicadas pelo Juizado da Infância e da Juventude.
Atualmente, o Abrigo Caçula Barreto atende a 13 crianças de sete a menos de 12 anos, que recebem reforço escolar, aulas de natação e de informática, além de atividades esportivas. Elas estudam regularmente nos colégios Freitas Brandão, Amélia Leite e Senador Leite Neto.
O Abrigo Nova Vida atende atualmente a 11 adolescentes, na faixa etária de 12 a 18 anos de idade. Eles estudam nos colégios Freitas Brandão, Amélia Leite, Senador Leite Neto e Externato São Francisco pela manhã, e à tarde recebem reforço escolar e participam de atividades sócio-educativas.