Prefeitura orienta população sobre como agir em casos de queimadura

Saúde
21/06/2011 14h52
Início > Notícias > Prefeitura orienta população sobre como agir em casos de queimadura

No período junino, as queimaduras causadas por fogos de artifício, manipulação de fogueiras ou combustíveis podem acabar com a alegria da festa. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população sobre as principais medidas preventivas e sobre os primeiros socorros às vítimas. Quem esteve na Unidade de Saúde da Família (USF) Marx de Carvalho na manhã da terça-feira, dia 21 de junho, foi recebido com dicas e orientações.

Durante a palestra, os usuários puderam tirar dúvidas. Maria Aquino, médica de saúde da família, passou uma importante mensagem. "Água é o liquido essencial quando ocorre uma queimadura. A água deve ser usada para resfriar a área queimada e aliviar a dor", destacou a médica.

Maria Aquino também explicou que existem casos mais graves, como queimaduras de terceiro grau e químicas. Nesses casos, o acidentado deve ficar em repouso e o Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193) deve ser acionado imediatamente para prestar o socorro adequado.

Erros frequentes

Erros comuns são cometidos pela população quando acontece um acidente com queimadura. A dona de casa Givanete Gomes assistiu à palestra e ficou surpresa. "Costumava passar água sanitária, manteiga ou pasta de dente quando acontecia uma queimadura. Fiquei surpresa quando a doutora me disse que isso era errado", disse a dona de casa. Ela agora já sabe: somente a água deve ser usada para aliviar a dor.

Na opinião de Claudineia Maria, as orientações são fundamentais para quem tem crianças em casa. "Eu tenho dois sobrinhos e agora sei que se a queimadura for leve posso passar água limpa e nunca devo passar pomadas sem antes procurar o médico, pois caso a pessoa seja alérgica ao medicamento a doutora disse que o ferimento vai se complicar", conta Claudineia Maria.

Continuidade

Além de palestras nas Unidades de Saúde da Família, durante o mês de junho a Secretaria Municipal de Saúde mantém outras atividades de orientação e prevenção a queimaduras. O Programa Saúde na Escola, que visita diversas unidades de ensino públicas da capital, também reforça, por meio de panfletos informativos e debates em sala de aula, os cuidados em primeiros socorros nos vários tipos de acidentes com queimaduras.