Na manhã desta terça-feira, 21, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou a solenidade de formatura de 123 pessoas inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família que concluíram seis cursos profissionalizantes. O evento aconteceu no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) com a presença do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, e da diretora Operacional da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Marta Rocha.
Com o objetivo de aprender a operar um computador e navegar na internet, o aposentado Valter José dos Santos, 64, decidiu participar do Projeto Promoção de Inclusão Produtiva da Semasc. "Me formei em Informática Básica e estou muito feliz porque agora estou incluído no mundo digital. Não me sinto mais marginalizado e, além do mais, adquiri novos conhecimentos que irão me auxiliar no exercício da mente", disse.
Já Fabiana Carla Santos de Jesus, 31, resolveu se inscrever no curso de cabeleireiro para ampliar suas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. Agora ela planeja abrir o seu próprio negócio. "Agradeço à prefeitura pela oportunidade de adquirir uma qualificação profissional. Pretendo abrir meu próprio salão em dois meses e espero poder participar de outros cursos mais avançados a serem ofertados pelas Semasc", declarou.
Mercado de trabalho
"Este é um momento importante na nossa política de Assistência Social, que está antenada com a tendência nacional de valorização do cidadão. Aqui temos beneficiários do Bolsa Família, que é o maior programa de transferência de renda do mundo, mas que não fica só nisso. Não nos contentamos com isso e o cidadão também não. Ele quer um trabalho digno para garantir o sustento da sua família, e é isso que o Projeto de Inclusão Produtiva faz: dá aos cidadãos a oportunidade de adquirir um ofício, uma qualificação profissional que lhes abrirá as portas do mercado de trabalho", disse o prefeito Edvaldo Nogueira.
Para o secretário Bosco Rolemberg, a formatura de mais 123 cidadãos dentro do Projeto Promoção de Inclusão Produtiva reflete o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a melhoria da qualidade de vida da população. "Hoje estamos cumprindo nossa obrigação, que é a de prepará-los para o mercado de trabalho. As pessoas falam que o Bolsa Família vicia. Mas isso não é verdade. Vocês são testemunhas disso. Vocês querem mais do que ser beneficiário do Bolsa Família. Querem a dignidade do trabalho e estão lutando por isso", resaltou.
A diretora Operacional da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Marta Rocha, salientou a parceria entre a Fundat e Semasc na execução do Projeto de Inclusão Produtiva. "Temos obtidos resultados impressionantes com esta parceria, de modo que sempre que a Semasc nos solicitar cursos profissionalizantes estaremos disponibilizando os instrutores", adiantou ela.
Inclusão produtiva
O Projeto Promoção de Inclusão Produtiva é uma contribuição para a emancipação autônoma de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. Através dele, famílias têm acesso ao conhecimento, à renda e à cidadania. Realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Projeto Promoção de Inclusão Produtiva está formando pessoas que, agora, têm mais condição de conquistar dignidade e exercer sua cidadania.
Os 123 inscritos no Cadastro Único da Prefeitura de Aracaju foram formados nas áreas profissionais de Informática Básica; Cabeleireiro; Cama, Mesa e Banho; Agente de Limpeza; Garçom e Recepcionista.