Um dos pontos turísticos mais belos de Aracaju, a orla da Atalaia, abriga neste mês de junho o Arraiá do Povo, organizado pelo Governo do Estado. Uma cidade cenográfica montada no local 'transporta' aracajuanos e turistas a um ambiente tradicional e aconchegante, com o clima dos festejos juninos do interior. Lá, durante 13 dias, a população pode desfrutar de comidas típicas, apresentações de quadrilhas e um bom forró.
Aproveitando esse cenário, a equipe de educação para o trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou um trabalho de conscientização na noite dessa segunda-feira, 20. Os educadores lembraram a todos dos perigos de misturar bebida alcoólica e direção. Além disso, orientaram também sobre a importância de respeitar a sinalização das vias e de usar os equipamentos de retenção, como o cinto de segurança e a cadeirinha.
Quarenta e oito pessoas, entre educadores e orientadores de trânsito, participaram da ação e distribuíram panfletos, sobretudo para o público dos bares. Para a coordenadora da campanha, Selma Dantas, motorista consciente respeita a sua vida e a dos outros.
“Não estamos aqui para dizer aos brincantes que beber é proibido. O nosso intuito é mostrar que a bebida e a direção, quando misturadas, podem ser fatais. O trânsito deve ser visto como um espaço democrático em que o respeito é fundamental, então, o motorista que bebe não pode dirigir, não só por respeito a sua vida, mas também pela vida das outras pessoas”, lembrou.
Ações
Durante os festejos juninos, a equipe da SMTT vem atuando nas principais festas e nos pontos de escoamento de veículos na capital. Na noite do dia 17, na abertura do Forró Caju, a equipe de educação para o trânsito também levou a mensagem de respeito e paz no trânsito para o público do grande evento. Também no dia 17, outra equipe participou de blitz em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com a Companhia de Patrulhamento de Trânsito (CPTran) nas saídas da cidade.
Vinte e seis agentes de trânsito da SMTT atuarão durante todo o Forró Caju para garantir mobilidade aos condutores e pedestres, ajudando a evitar possíveis acidentes e infração das regras básicas de trânsito. Cerca de 10 viaturas, distribuídas entre carros e motocicletas, dão o suporte diário aos agentes da SMTT. Mais de 250 materiais serão utilizados nas operações, como cones, balizadores de tráfego, obstáculos de concreto e lanternas de sinalização.