Academia da Cidade inspira programa nacional

Saúde
27/06/2011 10h09
Início > Notícias > Academia da Cidade inspira programa nacional

O  programa Academia da Cidade, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, chamou a atenção do Brasil. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, na última sexta-feira, dia 17 de junho, do lançamento do Movimento Emagrece Brasil, da Editora Abril, em São Paulo. Na oportunidade Padilha lançou o Programa Academia da Saúde inspirado no Programa Academia da Cidade, da Secretaria da Saúde de Aracaju. 

Em entrevista no site do Ministério da Saúde, Padilha ressaltou a importância de todos agirem contra a obesidade o quanto antes. "Se o número continuar aumentando nesse ritmo, a situação estará como a dos Estados Unidos em 2015. Por isso, estamos promovendo ações de incentivo à prática de atividades físicas e alimentação saudável, como o programa Academia da Saúde", enalteceu Alexandre Padilha.

O programa nacional prevê a implantação de pólos, a exemplo do que acontece em Aracaju, que possuem espaços para realização de atividades individuais e coletivas, com ações físicas e de lazer, sempre com a orientação de profissionais qualificados. As atividades desenvolvidas podem ser práticas corporais, como ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga e tai chi chuan, ou práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato.

É importante ressaltar que todas as propostas do programa nacional tiveram como referência a Academia da Cidade de Aracaju, que já existe há 07 anos e foi criada através da parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Universidade Federal de Sergipe e o Ministério da Saúde.

A atividade, que começou com 200 participantes, em apenas um pólo, hoje reúne mais de 6 mil alunos, que participam de diversas atividades em 15 pólos espalhados em vários bairros de Aracaju. As aulas monitoradas e acompanhadas por professores de educação física e estagiários vão desde atividades relaxantes yoga e caminhada até musculação.  

Promoção da saúde

Para o secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, o programa atua na promoção da saúde. "O objetivo do programa foi o de instituir um estilo de vida saudável na população aracajuana. A prova que o trabalho vem dando certo foi a referência que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez no seu pronunciamento, onde disse que a Academia da Cidade é modelo para o programa nacional", reforçou Silvio Santos.

"Os benefícios da atividade física na vida dos alunos do programa são visíveis. A Academia da Cidade trouxe qualidade de vida para a nossa população e investir em promoção à saúde com políticas de saúde sustentável abordando as diversas temáticas: do tabagismo, da alimentação saudável, da promoção da cultura de paz, entre outros é a nossa meta na gestão municipal", Sayonara Carvalho, que é coordenadora de Promoção a Saúde da Secretaria.

Projeto democrático

O acesso gratuito da população à Academia da Cidade chamou a atenção do Ministério da Saúde que enviou o fotógrafo, Radilson Carlos Gomes, para conferir de perto essa realidade. Durante uma semana, o fotografo percorreu e registrou as atividades desenvolvidas nos pólos.

Para o fotógrafo, a Academia da Cidade é projeto democrático. "O programa possibilita à população aracajuana a realizar atividades físicas de forma gratuita, isso é fantástico", diz Radilson Carlos Gomes.

As fotografias que Radilson fez do Programa Academia da Cidade, farão parte de um banco de imagens do Ministério da Saúde e vão ilustrar a próxima edição da revista Saúde da Família, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. A edição terá tiragem de 50 mil exemplares e será distribuída em todo país.