Na última quinta-feira, 23, as atividades em quatro pólos da Academia da Cidade começaram diferentes. O os exercícios físicos costumeiros deram lugar a um dia repleto de muita festa e animação, em comemoração aos festejos juninos. No pólo do bairro Santa Maria a festa começou cedo, às 5h30, e os alunos estavam com muita disposição. O evento contou com a apresentação da quadrilha junina ‘Dá no pé', que animou cerca de 120 alunos. Além da quadrilha junina, também teve café-da-manhã e o sorteio de 10 balaios de itens variados.
O professor do pólo Santa Maria, Djalmir de Amarante, conta que a quadrilha junina é formada pelos próprios alunos e que os ensaios foram realizados durante as atividades do pólo. "A dança ajuda, não só no condicionamento físico, mas também aproxima os integrantes da equipe e resgata os nossos valores culturais", afirma o professor.
Já no Conjunto Orlando Dantas, a chuva não atrapalhou o São João dos alunos. Balaios feitos pelos próprios alunos foram sorteados. Na parte da tarde foi à vez dos alunos dos pólos do bairro Lamarão e Medici que dançaram ao som de muito forró, comidas típicas e do colorido das roupas que caracterizaram os participantes das quadrilhas improvisadas. No Lamarão, a turma com mais de 100 alunos aprovou a iniciativa dançando muito e gastando energia de maneira saudável.
A aluna Ivanete Vieira, de 66 anos, mostrou toda sua disposição até o final da festa. "Fico muito feliz quando venho para as atividades da Academia da Cidade, pois aqui eu consigo esquecer dos meus problemas. As atividades que faço me deixam mais disposta para enfrentar a vida. O programa é muito bom. Desse forrozinho de hoje só saio quando acabar tudo", ressalta a aluna que sorria ao lado de sua orientadora física.
Balaio de gato
No Médici, a comemoração já tem até nome próprio: ‘Arraiá Balaio de Gato' e a festa juntou alunos e comunidade. A aluna Ana Barbosa, de 71 anos, trouxe a neta Gabrielle Barbosa, de 11 anos, para participar da atividade. "A minha neta gosta muito de quadrilhas juninas desde pequena, por isso este ano decidi trazê-la para o nosso São João. Quero que, desde pequena, ela aprenda a ter hábitos saudáveis. Espero que ela se sinta tão bem como eu me sinto quando pratico essas atividades físicas", explica Ana Barbosa.
A coordenadora de Promoção à Saúde da Secretaria, Sayonara Carvalho, explica que os festejos juninos são uma ótima oportunidade de integrar o programa e a comunidade e criar assim hábitos saudáveis na população aracajuana. "A maioria dos pólos da Academia da Cidade irá realizar a comemoração do São João e do São Pedro, uma forma de promoção da saúde, pois através da dança os alunos irão gastar calorias e valorizar a nossa tradição", finaliza a coordenadora.