Centros de Referência de Assistência Social apresentam microplano de trabalho

Família e Assistência Social
27/06/2011 15h49
Início > Notícias > Centros de Referência de Assistência Social apresentam microplano de trabalho

Coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais participaram na manhã desta segunda- feira, 27, da oficina de conclusão dos microplanos de trabalho 2011 dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Aracaju. O objetivo da reunião, segundo informou a coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Yolanda de Oliveira, foi apresentar ao titular da pasta, Bosco Rolemberg, toda a produção anual dos Cras.

Os microplanos dos cinco Distritos de Assistência Social apresentados na manhã desta segunda-feira contemplaram todas as ações, campanhas e serviços que vêm sendo executados pelas unidades desde o início do ano. "Nestes microplanos estão organizadas as ações da Proteção Social Básica da Semasc, atendendo o que está estabelecido no Plano Decenal da Prefeitura Municipal de Aracaju", salientou Yolanda de Oliveira.

Para o secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, a oficina tem grande importância, uma vez que os microplanos compilam as ações, metas e objetivos do município de Aracaju para a área da Assistência Social. "Observamos um avanço significativo no trabalho assistencial dos Cras, que hoje cobrem toda a capital, levando serviços relevantes à população aracajuana, como o Cadastro Único, Bolsa Família, programas habitacionais, auxílio moradia, Projovem e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos", relacionou.

Proteção Social Básica

A Proteção Social Básica tem como objetivos prevenir situações de riscos através do desenvolvimento de potencialidades  e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, entre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos - relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras).
 
Nesta área de atuação, a Semasc prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.
 
Cras

A Proteção Social Básica é oferecida à comunidade através dos Centros de Referência de  Assistência Social (Cras), territorializados de acordo com o porte do município. Nestas unidades, a Prefeitura Municipal de Aracaju disponibiliza o Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF); Atenção à Pessoa Idosa em Centros de Convivência; Atenção a crianças de 0 a 6 anos voltada ao fortalecimento dos vínculos familiares, direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização para a defesa  dos direitos das crianças; Serviços sócio-educativos para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; e Centros de Informação e de educação para o trabalho, voltados para jovens e adulto.