Prefeitura qualifica cidadãos nas áreas de informática e doces e salgados

Formação para o Trabalho
01/07/2011 16h00
Início > Notícias > Prefeitura qualifica cidadãos nas áreas de informática e doces e salgados

Mais 40 cidadãos receberam nessa quinta, 30, certificados de conclusão dos cursos de doces e salgados e informática básica ofertados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Os treinamentos foram realizados na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, localizada no bairro Porto D'Anta.

O curso de informática foi conduzido pelo instrutor Ítalo Novac Souza Santos, que capacitou cidadãos com idade entre 16 e 30 anos. "A vida é implacável e quem não se atualiza é atropelado por ela", disse o professor, com o objetivo de incentivar seus alunos a prosseguirem na busca por novos conhecimentos. 

"A prefeitura nos deu essa oportunidade e todos nós devemos estar gratos por isso. Vocês porque estão com uma nova ferramenta de trabalho nas mãos, e eu porque tive a oportunidade de aprender com vocês durante as aulas que tivemos", acrescentou Ítalo.

Doces e salgados

A instrutora do curso de doces e salgados, Maria Geilza Santos, que há 12 anos desempenha a atividade, afirmou que a turma está apta para enfrentar o mercado de trabalho. "Não tenho dúvidas de que o curso foi proveitoso, inclusive alguns já estão trabalhando e obtendo renda extra", comemorou.

No curso de doces e salgados, os alunos aprenderam sobre higiene e manipulação de alimentos; ética e trabalho; qualidade em prestação de serviços; técnicas de trabalho com doces e salgados; princípios do programa de alimentos seguros; noções de transformações e medidas, entre outros assuntos.

Prioridade

A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional da Fundat, Camilla Dantas, entregou os certificados. Ela destacou que todos eram vencedores por terem concluído os cursos. "A prioridade da Fundat é qualificar o cidadão e, para tanto, são oferecidos cursos que atendem a demanda de mercado. Além disso, a presidência da fundação está firmando diversas parcerias para empregar a mão de obra capacitada, e os resultados já estão sendo registrados", afirmou.

"Tenho orgulho do bairro onde moro e acredito que a maioria também deveria ter. Somos privilegiados por termos um órgão como a Fundat instalado aqui, que acredita na nossa evolução", disse a aluna Trícia de Jesus Lima, 24 anos, que participou do curso de informática.

A aluna ainda afirmou que tanto os instrutores quanto a coordenadora da unidade, Rosemary Mendes Alves, são profissionais que ajudam a elevar a autoestima das turmas contempladas. "Nós somos recebidos com largos sorrisos e um bom dia. A gente não vê cara feia, e isso é importante", comentou.

Perspectivas

Maria Odete Barros da Silva, casada e mãe de três filhos, frequentou o curso de doces e salgados. O treinamento foi proveitoso para a dona de casa. "Já estou recebendo encomendas e ganhando dinheiro. O meu próximo passo é procurar a Fundat. Sei que o órgão desenvolve o programa de microcrédito e vou aproveitar essa oportunidade para comprar equipamentos e começar um pequeno negócio na minha casa", declarou.

Yasmyn Menezes, 18 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio, também frequentou o curso de doces e salgados. Apesar de muito jovem, a sua intenção é desenvolver a atividade. "Confeccionar doces e salgados é uma arte. Saber como enfeitar um doce, por exemplo, é criação e, com certeza, é uma área que me atrai muito", comentou.