Comitê de Arborização debate regimento interno

Serviços Urbanos
04/07/2011 17h13
Início > Notícias > Comitê de Arborização debate regimento interno

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 4, a terceira reunião ordinária do Comitê Consultivo de Arborização. Com a participação de representantes de órgãos públicos, sociedade civil e universidades, essa terceira reunião teve como objetivo debater o regimento interno, instrumento que dará todo o suporte para a atuação do comitê. A reunião aconteceu na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease).

"Estamos em fase de discussão do regimento com todos aqueles que fazem parte do comitê para que possamos definir as diretrizes e a formatação de todo o trabalho que posteriormente será efetivado", disse Francisco Ney, gerente de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). "Essa fase é muito importante para que possamos estabelecer especificamente cada ponto de atuação do comitê", acrescenta.

O Comitê, criado através do decreto nº 2.270/09 e com sua composição alterada também por decreto de nº 3.474/11, conta com nove representantes da sociedade civil e nove representantes do poder público. Entre aqueles que representam a sociedade civil está o diretor de Meio Ambiente da Sociedade Semear, José Waldson Costa, que foi o responsável pela elaboração do regimento interno. "Um das finalidades do regimento é dar periodicidade ao comitê, assim como servir de instrumento executivo do decreto", ressalta.

Para Waldson a proposta do Comitê é excelente para contribuir com a arborização da cidade. "Sem dúvida nenhuma, cada entidade e órgão público pode contribuir para efetivar as ações que promovem a arborização em nossa capital", registra. "O regimento sugere justamente isso. Estamos debatendo a possibilidade de especificar cada setor, a exemplo da educação ambiental, controle de espécies e a arborização de maneira geral", explica Waldson.

Comitê

O gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney, explicou que com a criação do comitê, diversos assuntos podem ser colocados em pauta para elevar a qualidade dos serviços prestados na área de arborização. "Sem dúvida esse comitê vai dar uma contribuição enorme para o nosso trabalho. Vamos levar para as reuniões diversos assuntos que envolvem arborização, que vai incluir a escolha da melhor espécie até a conservação e manutenção das áreas verdes", enfatiza.

O Comitê é composto por representes da Universidade Federal de Sergipe, Secretaria Municipal de Planejamento, Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Universidade Tiradentes (Unit), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Sociedade Semear, Instituto Vida Ativa e Ciclo Urbano.