Engenheiros da Emurb proferem palestra sobre drenagem urbana

Infraestrutura
05/07/2011 08h17
Início > Noticias > 46467

Noções de Projetos de Sistemas de Drenagem Urbana: Micro e Macro Drenagem. Esse foi o tema da palestra proferida pelos engenheiros Antonio Carlos Almeida e Ana Letícia Fontes, ambos do quadro de servidores da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). A palestra ocorreu na tarde desta segunda-feira, 04, no campus de Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Na oportunidade, foram discutidas a importância e a capacidade da rede de drenagem da capital. Outro aspecto abordado foram as ações preventivas e de combate a alagamentos desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Os estudantes presentes ao evento se mostraram interessados e curiosos no tema abordado. Com uma apresentação através de slides, os engenheiros provocaram a discussão acerca da consciência de cada cidadão e do papel ativo do agente público. Um dos pontos mais debatidos foram as enchentes nas vias públicas em época de chuvas.

Experiência

Outro ponto destacado foi o encontro de saberes: de um lado, os estudantes ávidos por conhecer o campo empírico de seus estudos; de outro, a experiência de servidores públicos com conhecimento e técnica adquiridos no labor diário dos serviços executados pela Emurb.

Para o professor José Carlos da Anunciação, que leciona a disciplina ‘Projetos Hidro Sanitários', no IFS, a palestra serviu como propulsora para despertar nos estudantes a consciência de cidadão: "É fundamental que nossos estudantes tenham a noção exata do trabalho executado diariamente pelos órgãos públicos na elaboração de projetos de drenagem", destaca o professor.

Já a estudante do curso de Técnica em Edificações, Keisy Soane Nascimento, os conhecimentos passados pelos engenheiros sobre drenagem foram bastante esclarecedores: "Além de despertar a consciência acerca do papel de cada um no combate a alagamentos, alguns pontos específicos sobre drenagem foram elucidados", afirma a estudante.

Emurb

Na opinião da engenheira Ana Letícia Fontes, foi uma tarde muito proveitosa e com muitos pontos positivos: "Primeiro que nossa tarefa como servidora da Emurb consiste em divulgar o trabalho diário executado pela empresa. Segundo que levar a esses estudantes a realidade da rede de drenagem de Aracaju é importante para esclarecê-los. É importante frisar o papel de agente multiplicador da Emurb na conscientização da população", ressalta a engenheira.

O engenheiro Antonio Carlos Almeida também pensa semelhante. Para ele, reconhecer a importância do trabalho de prevenção a alagamentos executado pela Emurb é fundamental para manter aberto o canal de diálogo com a população: "Momentos como esse servem para revigorar nosso trabalho de planejar, elaborar e executar ações de drenagem em toda a cidade. Nesse sentido, a palestra cumpriu com esse papel", garante o engenheiro.