Edvaldo participa de homenagem ao Congresso

Agência Aracaju de Notícias
06/07/2011 09h28
Início > Notícias > Edvaldo participa de homenagem ao Congresso

O Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou nesta terça-feira, 05, em Brasília, de uma solenidade especial em comemoração à emancipação política de Sergipe. Durante o evento, realizado no Congresso Nacional, o governador Marcelo Déda homenageou a Câmara dos Deputados e o Senado Federal com a mais alta comenda do Estado: a Medalha do Mérito Aperipê em seu grau máximo, a Grã-Cruz.

A solenidade faz parte das comemorações aos 191 anos da emancipação de Sergipe, que será celebrada nesta sexta-feira, 08. Em seu discurso, Edvaldo Nogueira destacou as qualidades dos sergipanos falando um pouco sobre os políticos, artistas, músicos e pessoas que fizeram do menor Estado da federação, um exemplo de grandiosidade.

Citando artistas plásticos, escultores, poetas e literatos, a exemplo de Tobias Barreto e Silvio Romero, Edvaldo fez uma síntese sobre a força do povo sergipano, lembrando a luta histórica travada em prol de sua emancipação da Bahia, conquistada em 08 de julho de 1820.

Sessão solene

O prefeito de Aracaju destacou a presença de políticos das diversas matrizes político-partidárias no evento e parabenizou a iniciativa do deputado federal André Moura, autor do requerimento da sessão solene, e toda a bancada de parlamentares sergipanos, pela iniciativa de homenagear Sergipe no Congresso Nacional.    

Edvaldo também ressaltou que apesar de não ter nascido em Sergipe – é alagoano de Pão de Açúcar – foi o Estado, o maior responsável por sua ascensão intelectual e política. “Foi Sergipe quem me deu régua e compasso na vida e a este Estado fabuloso e progressista devo parte considerável da minha trajetória”, emendou, sendo aplaudido pelos participantes da sessão no Congresso Nacional.

Mesa

Além do Prefeito de Aracaju e do Governador de Sergipe, compuseram a mesa o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento; a presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe, Angélica Guimarães; o deputado Federal e ex-governador Albano Franco; o vice-governador Jackson Barreto; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto e os senadores Eduardo Amorim e Wilson Santiago, que representou o presidente José Sarney.