Bosco Rolemberg participa de solenidade de sanção do SUAS

Assistência Social e Cidadania
06/07/2011 11h05

O secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, participa na manhã desta quarta-feira, 06, da solenidade de sanção do Projeto de Lei 189/2010, pela presidente Dilma Rousseff. O PL dispõe sobre a organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do país. A ida de Rolemberg ao Palácio do Planalto, em Brasília, atende a convite da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Acompanhado da coordenadora de Proteção Social Básica, Yolanda de Oliveira, o secretário Bosco Rolemberg representa o município de Aracaju na cerimônia que marca um novo tempo na política de assistência social no Brasil. "O Projeto organiza o Sistema Único da Assistência Social (Suas) com base na gestão descentralizada e participação popular, com compartilhamento, co-financiamento e cooperação técnica entre a União, os Estados e os Municípios", disse o secretário.

Controle Social   

Segundo ele, o Sistema Único de Assistência Social será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, mas a gestão e o financiamento dos programas vão ser compartilhados. Outro ponto valorizado pelo secretário como avanço no campo da assistência social, é o controle social. "O SUAS garante os canais de participação popular e fortalece os conselhos da área, nos três âmbitos de atuação: federal, estadual e municipal", reforçou.

Serviços

Para o secretário Bosco Rolemberg, o Brasil dá um passo significativo na área da assistência social. "O ganho de sociedade é imenso porque, como política de Estado não conheço no mundo alguma que seja tão eficiente e tão protetora como a do SUAS", defendeu Rolemberg, acrescentando que o sistema vai detalhar os tipos de entidades e organizações que poderão atuar na área de Assistência Social, além de instituir os serviços de proteção à família, às crianças e à mulher.