Mercados Centrais recebem dedetização

Serviços Urbanos
06/07/2011 12h05

Os Mercados Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco receberam, no início da semana, o serviço de dedetização da Prefeitura de Aracaju. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pela execução, atuou com o foco na desratização, desbaratização, desinfestação e controle de pragas.

Uma equipe composta por seis técnicos fizeram o trabalho nas instalações dos Mercados Centrais. Segundo a gerente de Abastecimento da Emsurb, Silvana Gomes, esse serviço está incluído na programação de limpeza. "Fizemos na segunda e terça, após o fechamento dos mercados. A dedetização está incluída no planejamento de manutenção dos Mercados e é feita a cada quatro meses, com reforço a cada dois", expõe.

Além de toda área dos Mercados, os comerciantes também puderam dedetizar seus boxes.  "Recebi o comunicado da dedetização e informei para Emsurb o desejo de ter o serviço também dentro do meu boxe. Trabalho com alimentação e preciso da qualidade no meu estabelecimento para atrair ainda mais a clientela, por isso sempre ajudo na limpeza do mercado que é meu local de trabalho", conta a comerciante Edna de Jesus Silva.

Inseticidas

Para o trabalho de dedetização, a empresa contratada pela Emsurb utilizou inseticidas eficazes no combate às pragas. "Primeiro observamos o tipo de praga, para depois saber o produto mais eficaz. Nos mercados, por exemplo, temos que utilizar os que combatem baratas, formigas, carrapatos e ratos. Usamos um com ataque de choque, eliminando rapidamente", detalha o técnico Adernaldo Gomes da Silva.

Mesmo com a colocação de inseticidas, raticidas para eliminar as pragas, os cuidados com a limpeza devem ser constantes. "O ato de não descartar o lixo no chão já é uma grande contribuição, pois é no lixo que boa parte desses animais encontra o ambiente ideal para o seu desenvolvimento", reforça Adernaldo.

Limpeza

São 87 profissionais que atuam todos os dias na limpeza, conservação e fiscalização durante o funcionamento dos Mercados Centrais. Além da varrição, recolhimento de lixo, todo o piso dos Mercados Centrai é lavado de forma semanal, exceto nos setores de carne e pescado que são lavados diariamente ao final do expediente.

De acordo com Silvana, os Mercados passarão por uma lavagem geral. "Deixaremos o inseticida agir por uns dias, conforme orientação do corpo técnico, para melhor resultado. Logo em seguida, um mutirão de limpeza será programado", informa.