Campanha alerta para saúde do homem

Saúde
07/07/2011 14h19
Início > Noticias > 46506

Com o objetivo de estimular o homem a cuidar mais de sua saúde, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou uma campanha para aumentar a demanda masculina nas unidades de saúde da capital. Com o tema 'Homem que se cuida não perde o melhor da vida', a SMS homenageia o homem pelo seu dia (comemorado em 15 de julho) e também alerta para os cuidados com a saúde. E tanta preocupação se justifica. Os homens adoecem mais e procuram menos os serviços de saúde quando comparado às mulheres.

A faixa etária de 20 a 59 anos, utilizada como parâmetro pelo Ministério da Saúde na elaboração da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, corresponde a 41,3% da população masculina ou 20% do total da população no país.  As principais causas de morte nesse grupo etário são decorrentes da violência ou causas externas, doenças do aparelho circulatório, tumores, doenças mal definidas, doenças do aparelho digestivo e doenças do aparelho respiratório.

Estima-se que em Aracaju, a população total masculina seja de 265.484 habitantes, o que equivale a 46,48% da população total - 561.149 habitantes. O contingente de homens na faixa etária de 20 a 59 anos é de 156.435 habitantes, o que equivale a quase 60% da população total masculina. Segundo Fabrício Almeida, Coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem da SMS, estes números são bastante representativos por revelar a necessidade de ações específicas que atendam esse grupo.

Justificativas

"Muitos homens não procuram os serviços de saúde por diversos motivos e justificativas. Essa dificuldade pode perpassar desde uma característica de identidade masculina, decorrente de seu processo de socialização, onde o homem considera o cuidado a saúde como característica inerente à mulher, até considerar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como espaços femininos, e que não respondem objetivamente às suas demandas, o que os fazem então procurar farmácias e pronto-socorros, por considerarem que estes consigam resolver de forma mais rápida as suas necessidades", afirma o coordenador.

"O homem precisa se cuidar. É notória a pequena quantidade de homens nos postos de saúde, quando comparado ao contingente feminino. Neste sentido, comemorar o Dia Internacional do Homem é uma grande oportunidade de chamar a atenção de todos, principalmente do público masculino, para a importância para o cuidado à saúde do Homem", afirma o secretário Silvio Santos.

Capacitações

Além da campanha publicitária, que tem como objetivo sensibilizar os homens e a população geral quanto aos cuidados com a saúde masculina, já está programado para o segundo semestre deste ano uma ampla capacitação sobre Saúde do Homem direcionada às 133 Equipes de Saúde da Família de Aracaju. A meta é mobilizar ainda mais estes profissionais quanto à crescente inclusão do público masculino nas ações de saúde já ofertadas em seu processo de trabalho, como por exemplo, Planejamento Familiar, Pré-Natal, Visitas Domiciliares, Atividades Educativas Coletivas, dentre outras.

"Acreditamos que a implementação destas medidas contribuirá para o aumento da acessibilidade masculina às Unidades de Saúde da Família, e, por conseguinte, irá também disparar um processo de melhoria de vários indicadores de saúde não apenas para o Homem, mas também a todos os membros da família a qual este está inserido", finaliza Fabrício Almeida.