Prefeitura amplia Academia da Cidade

Saúde
07/07/2011 16h47
Início > Noticias > 46509

A partir da próxima segunda-feira, dia 11 de julho, a Academia da Cidade terá mais um endereço: o bairro Farolândia. No local, funcionará o 16º pólo de Atividade Física do Programa. O ponto de concentração dos alunos será na Praça do Farol, todas as segundas e sextas, sempre no período da manhã, das 5h30 às 8 horas. As aulas são monitoradas por professores de educação física e estagiários da área e vão desde atividades relaxantes, como o yoga e a caminhada, até a musculação.

O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, afirma que o programa da Prefeitura de Aracaju é tão bom que inspirou o Ministério da Saúde a lançar uma iniciativa semelhante. " A meta do programa é favorecer a adoção de um estilo de vida saudável para a população aracajuana. É com essa intenção que a secretaria está ampliando os pólos da Academia da Cidade, dando a oportunidade de mais gente ter acesso a essa iniciativa que serve de exemplo para o Brasil", afirma Silvio.

Para Magno Carvalho, técnico de atividades físicas da Secretaria, a ampliação do programa segue o desejo de todos os que compõem a Academia: gestão e alunos. "Todos compartilham essa idéia. Os efeitos positivos do programa são visíveis na população aracajuana e, para a Secretaria, ampliar e atuar na promoção à saúde é fundamental. Prevenir doenças como hipertensão, diabetes e controlar o tabagismo através da prática de atividade física regular, permite que as pessoas se tornem fisicamente mais ativas e, como consequência, passem a viver de forma mais saudável", ressalta Magno.

Motivação

Para o aluno do Pólo do bairro Industrial, Marcelo de Melo, 64 anos, que participa do programa há mais de um ano, as atividades são muito positivas, não só para o desenvolvimento físico, mas também para a interação social. "Antes eu praticava exercícios numa academia particular, mas não tinha motivação para a atividade física. Depois que eu presenciei o pessoal se exercitando no Pólo do bairro Industrial, fui contagiado com a animação e disposição dos alunos e comecei a participar. Acho muito bom que esse projeto cresça, pois assim as pessoas vão poder fazer atividades físicas de forma gratuita, qualificada e próximo de casa", afirma Marcelo

Ambientes saudáveis

De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde da secretaria, Sayonara Carvalho, a Academia da Cidade está no caminho certo. "Essa ampliação partiu prioritariamente da comunidade através das redes sociais da secretaria e, com isso, podemos observar a seriedade com que a Prefeitura de Aracaju trata as políticas públicas investindo em ambientes saudáveis com sustentabilidade na área de promoção à saúde, com enfoque no controle social", destaca Sayonara Carvalho.