Parque da Sementeira é opção de lazer no feriado

Serviços Urbanos
07/07/2011 17h14
Início > Noticias > 46510

Logo na entrada um imponente corredor de palmeiras imperais dá as boas-vindas como quem abraça e deseja um bom dia repleto de alegria e diversão. Esse é o Parque Augusto Franco, conhecido popularmente como Parque da Sementeira, que já está consolidado como uma das principais áreas de lazer dos aracajuanos. Sua extensão de 396.019m² é coberta com árvores e equipamentos que promovem o bem-estar físico e mental dos frequentadores. Um local atrativo que reúne crianças, jovens e adultos.

Em uma reforma recente no parque, que visou melhorar o ambiente utilizado pelos frequentadores, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), instalou oito novos brinquedos, bancos e refletores, além da construção de uma pista de patinação. "Tudo isso foi pensado para o bem-estar dos usuários do parque", ressalta Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

O parque infantil é um dos atrativos do local, que conta ainda com quadra poliesportiva, campo de futebol, aparelhos para exercício físico, lagos, pista para caminhada e quiosques. "Cada espaço desse pode ser explorado da melhor forma possível pelos usuários. O Parque é um espaço público e desempenha a função de promover a qualidade de vida em nossa capital", enfatiza Laelson Almeida, gerente Administrativo da Emsurb.

Com o número de visitantes em constante aumento, principalmente nos meses de férias, a exemplo de julho, a Prefeitura de Aracaju procura investir em diversas formas de manter e promover a melhoria da área. Entre os avanços está o investimento na manutenção diária de toda área verde, iluminação, ampliação de bicicletários, recuperação do alambrado do campo de futebol e o ciclopatruplhamento, que é realizado em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju. "O número de visitas ao parque tem aumentado bastante, o que demonstra o caráter familiar do espaço, sempre requisitado para visitas escolares", informa Laelson.

Usuários

A grande extensão do Parque da Sementeira é também um registro da diversidade encontrada nas ruas de Aracaju. Basta uma simples volta e é possível observar praticantes assíduos de atividades esportivas, como corrida, ciclismo ou caminhada. Em outra ponta é fácil encontrar famílias sentadas à sombra de uma árvore apreciando um piquenique ou um casal de namorados apreciando o pôr do sol.

O professor de história Avelar Matos é um exemplo típico daqueles pais que buscam a tranquilidade do Parque da Sementeira. "Essa foi a primeira vez que vim aqui com minhas filhas. Aproveitei o momento de folga e estou curtindo o momento para brincar e curtir com as crianças", disse.

Avelar, que é pai de Amanda, de nove anos, e Ariele, com três anos, ressaltou que o Parque é uma área muito bem localizada e que deveria ser aproveitada com mais intensidade pelos aracajuanos. "Recentemente fiz uma viagem e digo com toda a certeza que esse lugar não deixa a desejar. É um espaço muito bonito, arborizado e tranqüilo com um aspecto bucólico bem atraente", enfatiza. "Aqui também é muito seguro e isso nos deixa mais tranqüilo ainda para deixar as crianças mais à vontade", acrescenta.

Liberdade

Ao mesmo tempo em que o professor Avelar Matos se diverte com suas filhas, o também professor Talisson Lima, judoca faixa roxa, orienta seus alunos para mais um dia de aula diferente. Em um dos quiosques da Sementeira ele prepara os quimonos dos jovens lutadores e dá dicas de como segurar e derrubar o oponente com eficiência. "Praticar o judô em lugar diferente, ao ar livre, é um prazer e ajuda muito no rendimento do atleta", coloca.

"A cada 15 dias fazemos encontros aqui no parque para incentivar o aluno e mostrar ao público a arte do judô. O que define melhor esse lugar é a liberdade", registra Talisson. "Aqui aproveitamos também para repassar todas as aulas ensinadas na escola e conversar melhor com cada um deles", explica o professor.

Projetos

Para tornar o local ainda mais receptivo, a Prefeitura de Aracaju também realiza eventos esportivos e culturais. O projeto Domingo no Parque, por exemplo, promove apresentações musicais, diversificando a programação do final de semana. Já o programa Atividade Física no Parque oferece aulas gratuitas ao ar livre com professores preparados. As atividades acontecem de segunda à sexta, das 6h às 7h30. À tarde, as aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas, das 17h30 às 18h30.

Área verde

A diversidade de espécies da fauna e flora é também um dos atrativos do Parque. Aqueles que buscam o contato com a natureza podem ter a oportunidade de identificar 109 espécies de árvores, entre nativas e exóticas. "Temos um maciço somente de mangabas que é uma fruta importante para o nosso Estado. As árvores frutíferas trazem um benefício enorme, principalmente porque os frutos servem de alimento para os pássaros, fato este que aumentou o número de espécies nos últimos anos", esclarece a engenheira agrônoma Fernanda Matos, que faz parte da equipe de Áreas Verdes da Emsurb.

Fauna

Além das aves comuns, patos e cisnes, há também as raras: pica-pau, arara pequenina, joão-de-barro, canário, gavião, coruja e rolinha-do-pará. "Diariamente estamos atentos à manutenção do local para preservar essas espécies. Todo o trabalho, como a podação e adubação, é orientado sobre os cuidados e a importância de manter o habitat desses pássaros", explica Fernanda.