Programas de Saúde da PMA ganham destaque em congresso nacional

Saúde
11/07/2011 17h00
Início > Notícias > Programas de Saúde da PMA ganham destaque em congresso nacional

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa até amanhã, 12, do XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília. Desde o último sábado, 9, representantes da SMS estão divulgando as ações de combate à dengue realizadas em Aracaju e também o Programa Academia da Cidade. Os dois programas foram escolhidos pelo Conselho Nacional de Saúde por serem experiências de destaque que podem servir de modelo para outras cidades.

O congresso, realizado anualmente pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), reúne secretários municipais de Saúde, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de saúde de todo o Brasil para discutir e trocar experiências. O objetivo do encontro é aprofundar conhecimentos sobre questões ligadas à política de saúde, visando a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Combate à dengue

O Programa Municipal de Combate à Dengue de Aracaju ganhou destaque por sua intersetorialidade, ou seja, pela atuação conjunta de vários órgãos públicos, a exemplo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Todas as equipes trabalham de forma integrada para combater o mosquito transmissor, evitando uma epidemia da doença.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taise Cavalcante, comenta que o combate ao mosquito Aedes aegypti é um grande desafio, pois envolve vários fatores, desde condições climáticas à facilidade de reprodução do mosquito. “O combate à dengue só é possível com a união dos órgãos municipais e com a participação da comunidade. É isso que vem acontecendo em Aracaju", afirma a coordenadora.

O programa planeja e implementa ações a partir dos resultados dos Levantamentos Rápidos dos Índices de Infestações do Aedes aegypti (LIRAa), realizados a cada dois meses. As ações da força-tarefa são direcionadas de acordo com os dados levantados. Ao final do primeiro ano de atividades, o programa registrou uma redução de 12,5% do índice de infestação do Aedes aegypti, o aumento de 13% da coleta de pneus em desuso e a realização de 184 ações de força-tarefa, realizadas de quarta a sábado.

Academia da Cidade

Criada em 2004, a Academia da Cidade reúne hoje cerca de 6.000 alunos em 16 pólos espalhados pelos bairros de Aracaju, da zona norte à zona sul da cidade, promovendo a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. Nesses polos, após passar por uma avaliação física, os usuários participam de atividades como alongamento, ginástica aeróbica, ginástica localizada e ioga, tudo isso gratuitamente.

O programa possibilita que a população aracajuana realize atividade física em espaços públicos com a orientação de profissionais qualificados. As aulas, sempre acompanhadas por três orientadores de educação física, acontecem de segunda a sexta em dois turnos, das 5 às 8 horas e das 16 às 19 horas.

Resultados

Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o sucesso e a repercussão dos programas desenvolvidos pela SMS são motivos de muita comemoração. "Os resultados registrados pela Academia da Cidade e pelo Programa de Combate à Dengue comprovam que o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população tem sido uma prioridade desta gestão. E essa prioridade está sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde e pelo próprio Ministério da Saúde", enfatiza.