Edvaldo inicia reconstrução de escola no Mosqueiro

Educação
12/07/2011 13h56
Início > Noticias > 46542

Em visita a sua cidade natal, Eliseu Brito da Paixão ouviu na vizinhança do Mosqueiro a notícia da construção do novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão. Animado com a obra, que vai transformar a unidade de ensino onde estudou há 45 anos, ele fez questão de assistir ao ato em que o prefeito Edvaldo Nogueira assinou a ordem de serviço, na manhã desta terça-feira, 12.

Com capacidade para atender cerca de 450 alunos, a nova estrutura vai disponibilizar salas amplas e modernas para estudantes do ensino fundamental, pré-escolar e quatro berçários para crianças mais novas. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a obra, orçada em R$ 2.386.504,90 e executada com recursos próprios do município, é um orgulho para a Prefeitura de Aracaju e um marco importante para a comunidade.

"Não considero uma reforma, pois a antiga estrutura já não tinha condições de atender às necessidades das crianças dessa comunidade. Nós vamos construir uma nova escola, no mesmo local e com o mesmo nome, mas com uma estrutura moderna para o povo do Mosqueiro. Isso marca um novo momento para a educação local", analisou o prefeito de Aracaju.

A estrutura terá, ao todo, 1.400 m², incluindo salas de aula, salas de dança, artes e vídeo, laboratório de informática, biblioteca, sala de descanso, quadra esportiva com 205 m², berçários, quatro fraldários, lavanderia, refeitório, além das salas para a coordenação e corpo administrativo. Após a conclusão da obra, prevista para o próximo ano, a escola ficará muito diferente do que o local onde Eliseu estudava.

Lembrança

O ex-aluno, hoje com 55 anos de idade, estudou na Emef Elias Montalvão até a 2ª série primária. Mesmo tendo mudado de estado há 30 anos, Eliseu ainda guarda as lembranças da escola e o carinho por Aracaju. Ao visitar sua mãe, que até hoje reside no Mosqueiro, Eliseu teve uma agradável surpresa ao descobrir que a escola seria totalmente reestruturada pela administração municipal.

"Lembro que ela era muito pequena, mas também muito calorosa e aconchegante. Foi uma feliz coincidência eu estar aqui na cidade durante esse ato de hoje, que pra mim é um evento histórico. Estou muito feliz com isso, e parabenizo o prefeito pela iniciativa, e por todas as obras positivas que vêm sendo realizadas aqui na chamada Zona de Expansão", elogia o ex-aluno.

Ensino

Juntamente à Emef Tênisson Ribeiro e à Emef José Carlos Teixeira, essa será a terceira escola entregue pela Prefeitura à comunidade do Mosqueiro, dando aos jovens da localidade condições dignas de estudo, conforto e mais acesso ao conhecimento. Segundo o secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt, a demanda local já exigia uma escola diferenciada.

"Essa escola vai ser feita dentro dos padrões de qualidade da Prefeitura. Queremos implantar o sistema de ensino integral, além de inserir a comunidade nas atividades da escola. Teremos aulas de dança e teatro pra integrar a população e transformar a escola em um centro referencial", explica Bittencourt.  

Para o coordenador geral da Emef Elias Montalvão, João Vasconcelos, a qualidade do ensino será transformada após o fim da obra. Trabalhando há oito anos na escola, o coordenador garante que a melhoria do ensino vai trazer muito mais qualidade de vida para a comunidade do Mosqueiro. "Eu, como educador, sempre quis um espaço digno para o aprendizado dos nossos alunos, e agora vejo que isso irá acontecer. Nosso papel é levar conhecimento para que eles sejam grandes homens no futuro", afirma.

Presenças

Participaram do evento o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, o secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, o secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, o secretário de Comunicação, Marcos Cardoso, o secretário de Finanças, Jeferson Passos, o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Samarone, o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Osvaldo Nascimento, a presidente da Fundação de Trabalho, Telma Pimentel, e os vereadores Valdir Santos e Rosângela Santana.