Como todos os anos, Aracaju mais uma vez marca presença no ‘Salão do Turismo - Roteiros do Brasil'. O evento, que está em sua sexta edição, será realizado em São Paulo a partir desta quarta-feira, 13, e segue até o próximo domingo, 17, no espaço Anhembi. No local, por onde se espera que passem cerca de 150 mil pessoas, Sergipe será representado através de estande montado pelo Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
Anualmente o salão é organizado pelo Ministério do Turismo como uma estratégia que visa promover, mobilizar e comercializar os roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. No espaço os visitantes podem conhecer destinos de todo o país, além de poderem também adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos. Artesanato, produtos da agricultura familiar e gastronomia típica também são disponibilizados para exposição e venda.
Quinteto Sanfônico
Manifestações artísticas de diversas regiões do Brasil podem ser conferidas durante o evento. A PMA, por exemplo, levará ao salão, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), o Quinteto Sanfônico, parte da tradicional Orquestra Sanfônica de Aracaju. O Quinteto, escolhido como atração cultural para representar Sergipe, estará acompanhado de várias outras manifestações típicas sergipanas, dentre as quais serão destaque a literatura de cordel e a renda irlandesa.
Além de apresentar aos visitantes do salão as nossas potencialidades, a comitiva da Funcaju também participará de mostras, oficinas, seminários e outras atividades de cunho institucional, através das quais se poderá conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo, os quais potencialmente contribuirão para o desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas que envolvem a questão turística também em Sergipe. Entre os principais temas a serem abordados este ano estão a preparação para a Copa, o turismo náutico e o turismo voltado para o público LGBT.
Contribuições
O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).
Todas essas atividades, segundo Tanit Bezerra, diretora de turismo da Funcaju, irão representar diversos avanços para o turismo em Sergipe. "Graças a nossa participação no Programa de Regionalização do Turismo foi possível identificar a necessidade de mudanças em certas questões que contribuem para o desenvolvimento turístico, a exemplo da sinalização turística, que hoje em Aracaju já está em fase de conclusão", explica.
"A participação de Aracaju no Salão do Turismo contribui enormemente para a divulgação do potencial turístico da cidade, que é indutora do desenvolvimento regional, e também nos dá um suporte intelectual para a implementação de políticas que farão tal potencial ser desenvolvido ainda mais", completa Tanit.
Participação
Segundo o presidente da Funcaju, Waldoílson Leite, o envolvimento da PMA no evento, que só no ano passado contou com mais de 100 mil participantes, tem dado resultados positivos e por isso sua continuidade é imprescindível. "A nossa capital, enquanto o destino indutor de Sergipe, abre as portas do estado para o turista, possibilitando, inclusive, a visita aos demais destinos espalhados por todo o território sergipano", afirma Waldoílson.
"A participação da prefeitura em grandes feiras e eventos de turismo em todo o Brasil tem contribuído de uma forma muito ampla para o sucesso da promoção de Aracaju, e de Sergipe como um todo, enquanto um destino turístico. Quem é visto é lembrado, e por isso uma comitiva da capital participa todos os anos do salão", conclui.