Secretário Nacional de Atenção à Saúde recebe representantes da SMS

Saúde
12/07/2011 18h19
Início > Noticias > 46551

O secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, recebeu uma comissão da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) para discutir a qualificação da Atenção Básica e projetos para modernizar as Unidades de Saúde da Família (USF) da capital sergipana. O encontro aconteceu na noite dessa segunda-feira, 11, em Brasília.

"Essa conversa é muito importante porque tanto o Ministério da Saúde quanto o município de Aracaju estão empenhados em qualificar a rede primária, que é a principal porta de entrada do SUS. À medida que a atenção nas unidades básicas de Saúde melhora, a tendência é reduzir a procura por procedimentos simples nas redes especializadas de urgência e emergência", observou a diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Ana Márcia Menezes de Oliveira.

Durante o encontro, Helvécio Miranda aproveitou para elogiar a forma como a política de Saúde está sendo conduzida em Aracaju em Sergipe. "Essa união entre as Secretarias Municipal e Estadual que vem acontecendo é fundamental para encontrar soluções e avançar em qualidade. E agora a comunhão com o Ministério da Saúde está estabelecida", garantiu o secretário nacional de Atenção à Saúde.

Congresso

A audiência aconteceu durante a realização do XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília, onde nos últimos quatro dias representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participaram de debates com gestores e profissionais renomados da área da Saúde no Brasil.

Temas como a Judicialização da Saúde atraíram a atenção de muitos participantes. Também foi destacada a necessidade de colocar a Saúde no centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil, já que um país que adoece menos, produz mais. Segundo o representante da Confederação Nacional das Indústrias, é necessário levar programas de promoção e prevenção à saúde para os espaços de trabalho, o que evitaria doenças como diabetes e hipertensão, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores.