A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), prossegue trabalhando na manutenção, adequação e ampliação da rede de drenagem e escoamento de águas da Zona de Expansão da capital. O trabalho consiste em consolidar os projetos de prevenção e combate a alagamentos na região.
Todas as ações de ampliação e manutenção da rede de drenagem na região vem atender às demandas apresentadas pela própria comunidade à administração municipal. Técnicos da Emurb tem trabalhado rotineiramente no local para verificar o andamento dos trabalhos. Várias equipes se revezam na execução dos serviços por toda a região.
Prioridades
Os trabalhos da PMA têm buscado priorizar os locais que apresentem maiores riscos de alagamentos. No povoado Robalo, por exemplo, vários travessias e canais têm sido construídos para dar vazão às águas. No Mosqueiro, um canal de cerca de dez quilômetros de extensão está sendo ampliado para escoar as águas das chuvas.
Ações semelhantes estão sendo executadas no conjunto Costa do Sol, com a limpeza e a manutenção do canal existente no local. O material retirado da rede pelas equipes da Emurb está sendo remanejado para outros locais.
Paralelas
Outra medida realizada na região é a recuperação das vias através da execução de serviços de terraplenagem. Essas ações de caráter provisório têm por objetivo reduzir a formação de áreas de charcos naturais no local. A Prefeitura de Aracaju está investindo nessas ações 467 mil em recursos próprios.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, o trabalho realizado pela empresa na região, ainda que de caráter provisório, conta com o apoio e a participação das comunidades beneficiadas. "A administração municipal está atuando para prevenir a formação de pontos de alagamento, principalmente nos locais onde esse tipo de fenômeno é provocado por fatores naturais e a presença humana já está consolidada. A expectativa é que possamos minimizar os transtornos que o aumento das chuvas podem provocar para a população da zona de expansão", explica o engenheiro.