Prefeitura e CMDCA entregam Prêmio Tributo à Cidadania

Família e Assistência Social
14/07/2011 10h21
Início > Noticias > 46572

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram nessa quarta-feira, 13, a solenidade de entrega do prêmio 'Tributo à Cidadania', em alusão aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 13 de julho de 1990. O evento ocorreu na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), localizada no bairro 13 de julho. 

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Robson Anselmo, falou da importância da premiação. "A intenção do prêmio é reconhecer o trabalho das instituições, dos profissionais e das autoridades que dedicam, de uma forma ou de outra, a sua atenção, sua força, seu empenho para melhorar a política de atendimento à criança e ao adolescente em Aracaju", disse.

Ângela Maria Costa Dias faz parte da Instituição Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade. Para ela, a solenidade de premiação representa o interesse da sociedade em buscar melhores condições de vida para as crianças e os adolescentes de Aracaju. "Esse evento é uma iniciativa muito boa, porque mostra o interesse de todos em promover uma vida digna e qualificada aos jovens. Podemos ver de perto a promoção da cidadania às crianças e aos adolescentes da nossa cidade", relatou.

O secretário da Assistência Social de Aracaju, Bosco Rolemberg, ressaltou que os direitos das crianças e dos adolescentes estão mais assegurados depois da solidificação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). "São 21 anos de existência do ECA, entretanto, muitas vezes os direitos garantidos pelo estatuto passaram despercebidos. Mas hoje, com a solidificação do SUAS, esses direitos passaram a ser efetivos, pois são vistos agora como uma obrigação do Estado e de outras instituições", destacou.

Reconhecimento

A promotora dos Direitos do Consumidor, Euza Maria Missano, disse ter ficado honrada com a premiação. "Para mim, esse é um momento de alegria muito grande, porque há algum tempo que eu trabalho na área. Há dois anos trabalhei com adolescente em conflito com a lei, então, além de ser uma surpresa, é também gratificante. Na verdade, esse trabalho é feito justamente para diminuir os problemas que vivemos por conta das desigualdades que existem, principalmente as relacionados com crianças que precisam do amparo das políticas públicas", afirmou.     

A assistente social Raudete Gomes dos Santos também agradeceu a homenagem e destacou a importância da Semasc na implementação da política de direitos das crianças e dos adolescentes da capital. "Sinto-me bastante lisonjeada com a homenagem, pois isso reforça em mim a consciência do dever cumprido. Agradeço aos que comigo dedicaram seus esforços em prol desta causa e destaco a importância da Semasc na luta em defesa dos jovens aracajuanos. Observamos nos últimos anos um grande avanço nesse campo de assistência e no cuidado em assegurar os direitos do público infanto-juvenil", disse.

Mais homenagens

A assistente social formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e servidora da Semasc, Mônica Ferreira Santos, afirmou que a premiação é resultado do trabalho realizado em defesa dos jovens. "O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho prestado e pela minha contribuição na defesa das crianças e dos adolescentes. Fico feliz pela homenagem e por ter sido reconhecida, porque o trabalho da assistência social geralmente não é tão visto", contou emocionada.     

Maria Ilza Santos Oliveira, também formada pela UFS, trabalha atualmente na Estação Cidadania, já gerenciou creches e foi conselheira de Direitos da Criança e do Adolescente por três gestões. Segundo ela, a premiação simboliza a valorização do profissional que lida com questões ligadas aos jovens. "Esse prêmio nos mostra que o lado profissional está sendo valorizado. Já fui conselheira por três mandatos, já coordenei creches, trabalhei com crianças em uma série de projetos, e hoje estou colhendo os frutos desse trabalho", comemorou.

Premiados

Foram homenageados com o Prêmio Tributo à Cidadania: Raudete Gomes dos Santos; Moritos da Silva Matos; Márcia Santana Tavares; Lenice Santos Oliveira Rosa; Maria Elenilza Silva Santos; Glícia Thaís Salmeron de Miranda; Mônica Ferreira Santos; José Humberto Góes Júnior; Ivânia Pereira; Luis Fausto Dias Valois Santos; Euza Maria Gentil Missano Costa; Danival Lima Falcão; Maria José de Souza Batista Santos; Maria de Lourdes Moreira de Jesus Alves; Vilma Teixeira. Bastos; Emerson Costa; Ana Célia dos Santos; Jackson Barreto e Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade.