O Programa de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) levou ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Benjamim Alves de Carvalho, no bairro Coroa do Meio, o Programa Sesi Cozinha Brasil Alimentação Inteligente. O programa oferece ensinamentos de como utilizar integralmente os alimentos, estimulando o aproveitamento de cascas, talos e ramos dos alimentos.
"As cascas, talos e ramos possuem um valor nutritivo superior à parte que geralmente consumimos", explicou a nutricionista do Cozinha Brasil, Larissa Simões Menezes, salientando a boa receptividade das alunas às novas práticas culinárias, que garantem mais saúde a quem as adota. Durante o curso, as alunas respondem a um questionário sobre os seus hábitos alimentares das pessoas. "Isso nos dá uma noção do que elas consomem", informou.
O curso, que teve início na última terça-feira, 12, e prossegue até esta sexta-feira com 21 alunas que são usuárias dos serviços do Cras, estimula ao não desperdício. Durante a semana elas aprenderam a fazer pratos nutritivos e saborosos como: macarrão ao molho de melancia; sucos de melancia com hortelã e couve com polpa de maracujá; sopa, quiche e bolo de abóbora; brigadeiro e bolo de casca de banana; e, merengue de banana.
"Este curso cria perspectivas de geração renda com boa lucratividade para quem optar por transformar o conhecimento adquirido em negócio. Por isso, achamos importante trazê-lo novamente para a nossa comunidade", disse a coordenadora do Cras, Maria Cila Gomes da Rocha Cruz.
Cozinha Brasil
O Programa Sesi Cozinha Brasil Alimentação Inteligente foi implantado em Sergipe no ano de 2005 e desde então o curso de aproveitamento integral dos alimentos foi ministrado para cerca de 24 mil pessoas, segundo informou Larissa Simões Menezes, acrescentando que às alunos são oferecidos aulas teóricas e práticas.
Os participantes recebem pasta, caderno, lápis, borracha, cartilha do Projeto Caju (com um leque de receitas feitas à base da fruta), apostila e certificado. A realização do curso no Cras Benjamin Alves de Carvalho foi possível graças à parceria fechada com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.