Dor, inchaço e dormência muscular causam incômodos e atrapalham a rotina diária de trabalho. Em muitos casos, esforços repetitivos e posturas forçadas no ambiente profissional são responsáveis pelo aparecimento de lesões no sistema músculo-esquelético que, se não forem tratadas, geram doenças graves como a LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho). A prevenção e o rápido combate ao surgimento dos sintomas evitam possíveis avanços da doença, além de minimizar seus efeitos.
Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Administração (Semad), desenvolve o projeto de ginástica laboral e relaxamento muscular para os servidores. Por meio de exercícios de alongamento e descontração muscular, os funcionários aprendem as melhores maneiras de aliviar os músculos tensionados durante o desempenho das funções diárias. Por enquanto, o projeto é realizado nas Secretarias de Administração e Controle Interno do município, mas o objetivo é que as atividades sejam estendidas para outros setores e unidades administrativas.
Com pouco mais de um mês de implantação, o programa de ginástica laboral é coordenado por um instrutor de educação física. Durante a semana, cada secretaria recebe a visita do instrutor, que realiza uma série de exercícios e movimentos localizados para as regiões musculares mais afetadas na rotina de trabalho.
"O objetivo é atender as necessidades de relaxamento muscular para cada profissional. Por exemplo, para quem fica muito tempo sentado e digitando, são imprescindíveis exercícios nas mãos e nos membros superiores. Já para quem atua em outras funções que exigem movimentos musculares diferentes, uma nova série é pensada e desenvolvida. Sem esquecer que a ginástica laboral não serve para queima de calorias. Muitas pessoas acham que treinar em academias ou realizar outras atividades físicas já é o suficiente, mas o condicionamento muscular de cada atividade é totalmente diferente", explica Cristiano Silveira, instrutor de educação física.
Aprovação
Os servidores já começam a notar os efeitos dos alongamentos e exercícios musculares realizados semanalmente na ginástica laboral. Para o estagiário do Centro de Processamento de Dados da Semad, Roberto Vasconcelos, os exercícios atenuam as dores musculares provocadas pelos movimentos repetitivos durante o trabalho. "Ficar à frente do computador diariamente e exercer praticamente sempre os mesmos movimentos deixa os músculos enrijecidos e tensionados. Com certeza, a ginástica ajuda a nos deixar relaxados e menos estressados", explica.
Para o diretor de tecnologia da informação da PMA, Danilo Porto, a ginástica também serve para deixar mais animado o ambiente de trabalho e descontrair toda a equipe. "É uma forma de sair da rotina de vez em quando. É importante parar tudo aquilo que está fazendo e dar uma 'quebra' nas suas atividades, além de integrar mais o pessoal. Os exercícios até ajudam a ajustar a postura, e os efeitos são muito positivos para todos da equipe", afirma.
LER
Segundo o Ministério da Saúde, a LER ou DORT são classificações designadas para doenças provocadas pela utilização excessiva do sistema músculo-esquelético, e da falta de tempo de recuperação dos músculos lesionados. Geralmente, vários sintomas concomitantes, como fadiga e dor, ocorrem nos quadros clínicos das pessoas acometidas por essa doença. Além das ginásticas laborais, a LER pode ser tratada através de melhorias nos espaços físicos do ambiente de trabalho, consultas de fisioterapia e o uso de antiflamatórios e analgésicos.