Ações para aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde (SUS) foram avaliadas no último dia da 9ª Conferência de Municipal de Saúde. Durante a manhã da sexta-feira, 15 de julho, as novas propostas apresentadas ao longo do evento para beneficiar a saúde pública do município, foram avaliadas e aprovadas diante da presença de cerca de 400 representantes da sociedade civil.
"A conferência municipal é um momento muito importante para a construção de políticas públicas para saúde. É nesse espaço democrático que as propostas são discutidas e aprovadas, sempre com a participação popular em todo o processo, o que reflete em benefícios para sociedade", destaca Silvio Santos, secretário de Saúde de Aracaju.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Macedo, participou da plenária desta manhã e destacou a importância das atividades realizadas no último dia do evento. "Todo o processo foi feito de maneira democrática e com a colaboração da população. Hoje demos uma atenção especial às dúvidas e aprovamos o texto final de cada proposta", ressaltou o presidente.
Segundo o membro da comissão organizadora da 9ª Conferência Municipal, Dienes Celestino, o evento traz bons resultados para a sociedade. "Muitas propostas foram aprovadas vão facilitar e melhorar o Sistema Único de Saúde. Além disso, estudamos pontos que servirão de partida para as próximas Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais", destacou Dienes.
Eleições
Durante a tarde de hoje está sendo realizada a plenária final, com as eleições dos delegados para a V Conferência Estadual de Saúde e dos presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde para os próximos quatro anos.
Para Maria das Graças, membro do Conselho Estadual, é fundamental destacar que nenhuma proposta é tratada com omissão. "Hoje, as propostas que tiveram menos de 70% de aprovação tiveram nova oportunidade e entraram na pauta e algumas foram aprovadas", disse Maria das Graças.