Prefeitura homenageia Cleomar Brandi

Agência Aracaju de Notícias
18/07/2011 19h39
Início > Noticias > 46612

Quando morre um poeta, a dor da perda se mistura às alegrias e lembranças das memoráveis histórias que serão recontadas por aqueles que continuam vivos. Foi este um dos sentimentos que marcaram o enterro do jornalista e escritor Cleomar Brandi, sepultado na tarde desta segunda-feira, 18, no cemitério Colina da Saudade, em Aracaju.

O prefeito Edvaldo Nogueira esteve presente para prestar mais uma homenagem a este grande referencial das letras sergipanas. Para o prefeito, Cleomar Brandi é uma daquelas pessoas raras, que nascem com um brilhantismo raro, que aparecem de tempos em tempos para trazer à terra qualidades demasiadamente grandes.

“A primeira delas é o talento extraordinário para as letras. Foi escritor, contista, cronista, poeta, além de um mestre para os grandes jornalistas sergipanos. Outra qualidade maravilhosa é a perseverança. Ele lutou contra os diversos males físicos, e enfrentou tudo sem perder a esperança e nem a fé na vida. Por isso, Cleomar Brandi é essa figura que todos reverenciam”, disse.

O enterro foi um momento de muita emoção acompanhado pelos familiares e por dezenas de amigos e autoridades, que prestaram reverência ao guerreiro, como era conhecido. Ao término da cerimônia, começou a chover. Talvez uma metáfora, dessas que mantem viva a fértil inspiração que fez de Brandi um homem singular. Colorindo o céu acinzentado, um arco-íris corou a tarde.

Homenagem

Ainda durante à tarde, depois de retornar do sepultamento, o prefeito anunciou em seu gabinete a justa homenagem que a Prefeitura de Aracaju irá prestar a Cleomar Brandi. A Orla Pôr do Sol, cartão postal da cidade, ganhará o nome deste grande ícone. O projeto já foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento, e assim que aprovado, oficializará a mudança de nome, que passará a ser 'Orla Pôr do Sol jornalista Cleomar Brandi'.

Segundo o prefeito, este gesto simbólico é um reconhecimento da cidade de Aracaju ao trabalho de grande destaque que o jornalista desempenhou na capital sergipana, cidade que o acolheu no início dos anos 80. “Cleomar é um exemplo de superação. Tinha uma grande vontade de viver e nunca transformou seus problemas em lamentação. Ele foi radiante como o sol. Nada mais justo que homenageá-lo”, afirmou.

Emmanuel Nascimento comentou que a proposta é um reconhecimento a tudo que o jornalista fez durante sua trajetória de vida. “O projeto será votado em caráter de urgência, assim que as sessões da Câmara retornarem, no dia 1º de agosto. Esta é uma singela homenagem daqueles que fazem parte da administração municipal ao guerreiro”, destacou.

Trajetória

Baiano de nascimento, natural da cidade de Ipiaú, Cleomar Brandi iniciou no jornalismo ao ser aprovado em primeiro lugar no concurso para o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Mudou-se para Aracaju no início da década de 80 para fazer parte da equipe que iria pôr no ar a TV Aperipê, onde ocupava o cargo de diretor de jornalismo. Atuava ainda como pauteiro do Jornal da Cidade.

Brandi trabalhou também na TV Sergipe, na TV Jornal, na Delmar FM, no Jornal de Sergipe e na TV Caju. Ele foi correspondente da revista Veja durante dois anos e atuou na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju e na diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).