O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) abre, às 19 horas desta quarta-feira, 20, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório Atalaia do Centro de Convenções de Sergipe. O evento, que terá a participação de 200 delegados e 50 convidados, tem como objetivo avaliar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Aracaju e propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento.
A abertura do evento irá reunir representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, a exemplo do prefeito Edvaldo Nogueira, do governador Marcelo Déda, de senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores. Estão confirmadas também a presença de representantes dos conselhos Federal e Estadual de Assistência Social, bem como a participação no evento de quatro universidades, dos conselhos Regionais de Serviço Social e de Psicologia, bem como do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).
Ainda na noite de abertura, a professora da PUC-SP, Rose Ferreira, ministrará a palestra magna da conferência, intitulada "Os avanços na Consolidação do SUAS com a valorização dos Trabalhadores e a Qualificação da Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios". Segundo informou a presidente do CMAS, Cristiane de Oliveira Ferreira, um exposição fotográfica focada nos trabalhadores do SUAS integra a programação do evento.
A realização da conferência conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e terá também a participação da Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social.
Trabalhador
Focada na valorização do trabalhador do SUAS, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social terá como subtemas de discussão o Controle Social, Qualificação dos Serviços, Combate à Extrema Pobreza e Gestão do Trabalho. "Ao final da conferência, vamos elaborar o relatório de deliberações, que será encaminhado ao Conselho Estadual de Assistência Social, bem como levado às conferências estadual e nacional da área. De cada subtema poderemos retirar 10 deliberações", explicou a presidente do Conselho.
Entre os palestrantes da conferência está o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e membro do Conselho Nacional de Assistência Social, José Ferreira da Cruz. Ele participará da mesa de abertura e falará sobre Controle Social.
Aberta
A conferência será aberta à participação de toda a sociedade, segundo informou a presidente do conselho, informando que, no entanto, o direito à voz e ao voto pertence apenas aos delegados. Cristiane Ferreira acrescentou que foi disponibilizado transporte para a translado dos delegados dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) até o CIC.
Ela lembrou que os delegados foram eleitos nas cinco pré-conferências realizados entre maio e junho últimos e representam os usuários, trabalhadores e gestores do SUAS em Aracaju.