PMA promove encontro sobre a saúde da mulher

Saúde
19/07/2011 15h13
Início > Notícias > PMA promove encontro sobre a saúde da mulher

Para qualificar a assistência à saúde das mulheres que vivem na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza o III Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher, que traz como tema central a mortalidade materna. O evento será realizado na próxima quinta-feira, 21, às 14h, no Hotel Real Classic, localizado na Orla da Atalaia. 

Participam do encontro representantes de organizações da sociedade civil ligados à saúde da mulher, universidades, hospitais e maternidades, Fórum Estadual Perinatal e profissionais da Rede de Atenção Primária (REAP) de Aracaju.     

A saúde municipal irá discutir estratégias para o enfrentamento do problema que envolve o planejamento familiar e a assistência ao pré-natal e ao puerpério (pós-parto). O evento também visa proporcionar a reflexão sobre as questões do abortamento e do direito de acompanhamento o durante o parto.

"O seminário vai abordar a mortalidade materna, um assunto de extrema importância no que diz respeito à saúde da mulher e que é considerado indicador expressivo de saúde de uma população, principalmente em países em desenvolvimento", divulga a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Ana Carolina Miranda.

Indicadores

Ainda no encontro, o Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materna Infantil e o programa Saúde da Mulher vão apresentar o ‘Boletim de Indicadores de Mortalidade de Aracaju'. Nos anos anteriores, os encontros temáticos do programa Saúde da Mulher promoveram o debate sobre ‘Feminilização da AIDS' e ‘Direitos sexuais reprodutivos'.   

Para o secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, o tema demonstra que Aracaju está em consonância com as ações do Governo Federal. "A nossa presidenta Dilma definiu como prioridade do governo o tema mortalidade maternal infantil, apontando as necessidades de ações estratégicas já implementadas para redução da mortalidade materna e neonatal. Em Aracaju, estaremos avaliando os indicadores para melhor qualificar os nossos serviços nessa área", diz o secretário. 

Palestrante

O palestrante para o tema ‘Mortalidade Infantil' será o pesquisador Ruy Laurenti, professor Titular em Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Laurenti tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos temas epidemiologia, mortalidade, saúde materna, estatística de saúde e classificações internacionais de doenças e problemas de saúde. Ele também é diretor do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Brasileiro de Classificação de Doenças.