Prefeitura entrega certificados a alunos do curso de Libras

Formação para o Trabalho
19/07/2011 17h11
Início > Notícias > Prefeitura entrega certificados a alunos do curso de Libras

A Lei 10.436/2002 estabelece o dever do poder público na difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pensando em atender à  crescente demanda, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), promoveu, em parceria com a Escola do Legislativo, mais um curso de Libras. Pedagogos, recepcionistas, cabeleireiros e outros profissionais receberam na manhã desta terça-feira, 19, seus certificados. No encerramento, a turma emocionou os convidados ‘cantando' uma canção por meio da linguagem de sinais.

O curso de Libras teve duração de 80 horas/aula e o treinamento foi realizado na Escola do Legislativo, localizada na praça Fausto Cardoso, Centro. A parceria entre a Fundat e a Escola possibilitou a ampliação do número de pessoas capacitadas. A proposta é que, além das seis unidades profissionalizantes da Fundação, exista uma unidade parceira em cada bairro de Aracaju, o que contemplará um número maior de cidadãos capacitados.

A maioria dos alunos participou do curso com o objetivo de agregar o novo conhecimento à profissão que desempenha. Foi o caso da recepcionista Rita de Cássia Freitas do Nascimento, 39 anos. "Frequentar o curso de Libras foi uma necessidade pessoal para o meu convívio na sociedade. Depois desse treinamento, passei a ter uma visão ampla da comunicação com o público", afirmou, acrescentando que já teve a oportunidade de fazer os cursos de informática, inglês e noções de turismo nas unidades da Fundat.

A secretária e instrutora de Relações Humanas, Darcila Karine dos Santos, 30 anos, frequentou o curso para se aperfeiçoar e colocar em prática o aprendizado junto aos alunos que possam apresentar dificuldade de comunicação por terem problemas auditivos. "O curso foi produtivo e o encerro com uma boa bagagem. Superei algumas dificuldades, mas consegui vencer as barreiras", comentou.

A pedagoga Shirley Soares Santos, 31, é professora de uma escola pública. O que a motivou a participar do curso de Libras foi o fato de ter alunos surdos. "As dificuldades de comunicação eram grandes. Hoje, estamos interagindo e, o que aprendi, estou repassando para outras pessoas", disse.

Multiplicadores

Shirley Santos já se tornou uma multiplicadora do conhecimento que adquiriu no curso. Ela disse que está inovando na sala de aula e fazendo, inclusive, a tradução instantânea para a língua. "Na medida em que estou explicando um assunto, mostro para os alunos na forma de sinais. Dessa maneira, todos aprendem e interagem melhor. É fantástico", esclarece.

A instrutora Valdenice de Santana Batista falou sobre a necessidade da capacitação em Libras. "As repartições públicas, empresas e outros segmentos, precisam ter pessoas qualificadas para a comunicação por meio da linguagem dos sinais. Atualmente, é uma necessidade imprescindível", esclarece.

A diretora da Escola do Legislativo, Edilene Barros dos Santos, explicou que a parceria com a Fundat representa um resultado positivo para toda a sociedade. "O conhecimento verdadeiro gira, circula e se difunde, repercutindo em melhorias para todos", comenta.

Relações humanas

Na oportunidade, Edilene Santos parabenizou a fundação pela forma de desenvolver os seus cursos, introduzindo as aulas de relações humanas. "É um diferencial que contribui para a elevação da autoestima dos participantes", disse.

A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, entregou os certificados destacando que a turma era especial. "Vocês estão preocupados com o próximo e essa disposição é digna de reconhecimento", comenta.

Banco de dados

Telma Pimentel falou do trabalho desenvolvido pela Fundat e solicitou que os participantes entregassem os seus currículos no Balcão de Intermediação de Mão de Obra da Fundação. "Temos um banco de dados e, à medida em que as empresas solicitam profissionais, os encaminhamos para o preenchimento das vagas", destaca.

Após a entrega dos certificados, a turma fez uma apresentação, traduzindo uma música para a linguagem de sinais, emocionando os convidados que participaram da solenidade.